É correto falar Ex-sogro?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra, expressões comuns nas conversas informais. O parentesco por afinidade entre cunhados acaba com a dissolução do casamento ou união estável, estando, os mesmos, aptos para o casamento após esse fato. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Neste caso, a sogra continua a ser sogra. Mas se o casamento terminar por divórcio, de acordo com a actual legislação, em vigor desde 1 de Novembro de 2008, cessam os laços de afinidade. Agora, pode dizer-se com toda a propriedade “ex-sogra”.

Em outras palavras: o vínculo de afinidade não se rompe, portanto: sogra é para sempre, não existe ex-sogra. Sogro é para sempre, não existe ex-sogro. Por esta razão, não é possível o casamento entre (ex-) genro e (ex-) sogra, por exemplo.

Se se trata de fazer referência, numa situação de divórcio, ao irmão da ex-mulher, a expressão adequada é ex-cunhado. A pergunta é de natureza jurídica e envolve aspetos extralinguísticos, conceptuais e técnicos, que não dependem de um juízo gramatical.

Por este motivo, não existe EX-SOGRA(O), SOGRA(O) É PARA SEMPRE! E mais, o art. 237 do Código Penal Brasileiro, prevê como CRIME, contrair casamento conhecendo a existência de impedimento que cause a nulidade absoluta do ato.

Vale lembrar que o nosso ordenamento civil proíbe, assim, o casamento de “ex-genro” com “ex-sogra” (usando “ex” aqui como modo de falar. Já que agora você já sabe que esse termo é errado nessa situação).

Do ponto de visto do genro, o pai de sua companheira é considerado o seu sogro, e a mãe a sua sogra. Exemplo: “A mãe da minha esposa é minha sogra”. Já o irmão do cônjuge em relação ao outro cônjuge é denominado “cunhado”, e a irmã “cunhada”.

1. 2. Enquanto pai (do marido ou da mulher), o plural pronuncia-se com vogal fechada: sogros /ô/. Enquanto casal (o sogro e a sogra), o plural pronuncia-se com vogal aberta: sogros /ó/.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra.

sogro (ou sogra) e nora (ou genro);

Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.

Enteado é a pessoa que é filho biológico de um dos cônjuges ou companheiros, normalmente fruto de um relacionamento anterior deste indivíduo.

SOGRA é PARA SEMPRE! Pelo menos para o direito. Juridicamente falando, não existe Ex-sogra. A partir do momento que você junta as escovas de dente, segundo o código civil, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal.

SIM! Segundo o art. 237 do Código Penal, é CRIME "contrair casamento, conhecendo a existência de impedimento que lhe cause a nulidade absoluta", cuja pena é de 3 meses a 1 ano.