Porque colocar água no ovo para empanar?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 12 votos

Quanto mais fluidos estiverem os ovos, melhor ficará a casquinha. Para isso, é preciso bater bem com um garfo ou fouet e até mesmo acrescentar um pouco de água ou leite.

Simplesmente passar no ovo batido e depois na farinha funciona. Mas o empanado mais clássico é feito passando primeiro na farinha de trigo, mais fina, depois no ovo batido que age como “cola” e então finalizado na farinha de rosca, granulada e perfeita para dar a crocância que faz até barulho quando mordemos.

garante que o seu salgado fica mais sequinho depois de passar pelo processo de fritura, uma vez que evita que eles fiquem encharcados de óleo.

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

Faça uma misturinha com leite e farinha de trigo. ⠀ Depois de passar o ingrediente que vai ser. empanado nessa mistura, passe-o na farinha de rosca.

É preciso manter o alimento o mais seco possível antes de começar o empanamento. “Se estiver muito úmido, a água vai evaporar durante a fritura e formar uma bolha entre o alimento e o empanado. É aí que a camada crocante se descola”, explica o chef e professor de gastronomia Guilherme Guzela.

Passe os filés pela farinha de trigo, pelo ovo e, por último, pela farinha de rosca, previamente misturada ao queijo ralado. Frite em imersão, no óleo não muito quente, por cerca de 7 minutos, ou até que estejam dourados. Retire do fogo, escorra e sirva em seguida.

Você pode utilizar tranquilamente água ou leite para empaná-los, no entanto, para cada 200 ml de líquido, utilize uma colher de sopa de amido de milho. Uma vez que a mistura esteja pronta, basta besuntar os salgados nela e passar na farinha de rosca.

Farinha de rosca
É um ingrediente extremamente comum nas mesas dos brasileiros e é certamente a escolha mais utilizada na hora de empanar. O resultado final de um empanado com farinha de rosca é sequinho, uniforme e crocante.

Não se esqueça da temperatura do óleo! Se ele estiver muito frio, os salgadinhos ficarão encharcados ou vão estourar; se estiver muito quente, ficarão dourados por fora, mas gelados e crus por dentro.

Dica: o que fazer para o salgado não murchar? Para que o seu salgado não murche e siga crocante e apetitoso por mais tempo, basta usar três ingredientes, sendo eles: água, amido de milho e farinha de empanado.

Para empanar passa as coxinha na agua bem gelada e depois na farinha de rosca.

A farinha tipo 01 é a mais indicada para salgados assados. Lembrando que pode variar de marca para marca, e da sua preferência para fazer o seu salgado.

Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma "sumir" do armário quando você mais precisa. Na falta deste produtos use farinha de milho peneirada (só a parte mais fina serve para empanar) ou triture bolachas de água e sal, o efeito é o mesmo.

Para empanar anéis de cebola, berinjela, abobrinha fatiada, cubinhos de tofu, etc, faça um creme com meia xícara de farinha de trigo branca, sal e demais temperos (pimenta-do-reino, orégano) a gosto, e vá adicionando água até dar ponto de creme, mexendo com um garfo. Pode empanar os vegetais para fritar ou mesmo assar.