Como conservar couve picada no congelador?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Enrole as folhas da couve em um maço e vá cortando tirinhas de acordo com a sua preferência. 4. Recipiente: escolha o recipiente adequado para o congelamento da couve – sacos plásticos para congelamento, potes de vidro, potes de plástico com tampa ou embalagens que possam ser seladas a vácuo são boas opções.

Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada. A couve pode ser congelada.

4 dias

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.

Para isso, mergulhe as folhas em água quente e em água fria logo em seguida, congelando-as em um saquinho a vácuo, retirando o ar com um canudo para manter o sabor do ingrediente por mais tempo. Esse procedimento é ótimo para quem quer testar diversas receitas.

Dá para congelar couve crua? Sim. Embora o processo de branqueamento prolongue a vida útil da couve congelada, é possível congelar a couve crua, o que irá preservar muito bem os nutrientes.

Lave bem a couve para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias. Para higienizar, passe cada uma das folhas de couve em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado).

A couve pode ser congelada. Devendo ser picada fina e colocada em saco de plástico do qual deve se retirar a maior quantidade possível de ar. A couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas ou sucos, refogada ou em preparações como sopas, farofas e cozidos.

Faz mal comer couve amarela? Calma que nem tudo está perdido caso a couve esteja amarela! A verdade é que ela ainda pode ser consumida, mas não terá tanto sabor e nutrientes como é comum quando ela está verde e saudável.

A couve própria para consumo deve ter folhas rígidas e bem verdes, sinal de que ainda é rica em clorofila. Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor e deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar). Elas vão de lá direto pro molho, por exemplo. Outro jeito é picar e congelar na forma de gelo com azeite.