Pode usar o talo da couve?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Da couve, podemos aproveitar até o talo! Como você já sabe, aqui no TudoGostoso a palavra "desperdício" não tem vez: te provamos que talos, cascas, sementes e raízes podem ganhar um destino melhor — e muito mais saboroso — do que ir para o lixo.

Nos talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contém grandes quantidades de fibras, ferro, vitamina C e Cálcio. Eles podem ser aproveitados em diversas receitas como patês, refogados, recheios, sopas e até no feijão, as possibilidades são infinitas e cada vez mais exploradas.

Saiba a seguir quais são os benefícios do suco de couve.

  • Fortalecimento ósseo. ...
  • Bom para imunidade. ...
  • Regula o intestino. ...
  • Beneficia o processo de emagrecimento. ...
  • Contribui para a prevenção d o câncer. ...
  • Controle hormonal.

A couve contém poucas calorias, mas é fonte de fibras, cálcio, vitaminas C e K, ferro e uma ampla gama de outros nutrientes que podem ajudar a prevenir vários problemas de saúde, como os antioxidantes.

Os talos e folhas também podem ser utilizados no preparo de purês, patês, farofas e bolinhos.

Logo, os talos contêm vitamina C, potássio, zinco e são uma excelente fonte de ferro. Os talos de brócolis; couve-flor; couve-manteiga; acelga; beterraba; mostarda; nabo e salsa, que geralmente são descartados, apresentam boas quantidades de potássio.

“Talos e folhas de verduras de horta servem para alimentar as galinhas, daí o nome do prato”, explica.

A couve e seus efeitos na tireoide
Por exemplo, se utilizada de maneira inapropriada, a couve pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem com problemas na tireoide. Alimentos como couve, bok choy, couve-flor e espinafre são ricos em glucosinolatos, que formam a goitrina, um composto associado com o hipotireoidismo.

Como falamos no início deste artigo, a couve é um alimento que ajuda a perder peso, isso porque esse vegetal possui baixas calorias e nutrientes capazes de proporcionar a sensação de saciedade e diminuir o apetite.

Contribui para saúde da pele, unha e cabelos. Ajuda a desinchar. As fibras, vitaminas, minerais presentes no suco verde ajudam a desintoxicar o organismo. A clorofila, presente nas folhas verdes, ajuda a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.

A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.

Suco de couve com limão
O limão é uma excelente opção para adicionar ao suco de couve e potenciar sua ação emagrecedora. Isso acontece porque o limão tem ação desintoxicante que ajuda a eliminar o excesso de gorduras, além de diminuir a sensação de fome, evitando o consumo excessivo de alimentos.

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

A couve-flor é uma hortaliça com floretes brancos, sendo essa a parte mais consumida pelos tutores. No entanto, o caule e as folhas da couve-flor também são alimentos nutritivos e ricos em fibras.