Porque a arte abstrata?

Perguntado por: lneves8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

A arte abstrata é, basicamente, aquela que não retrata as cenas da vida real de forma fiel, nem as pessoas e os objetos. Ela tem por característica projetar os pensamentos e sentimentos do artista, expressar ideias e emoções e, por isso, geralmente não podemos explicá-la.

A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo. Dentre todos os seus tipos, existe um ponto em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao expectador defini-la.

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real. Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade.

Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a obra à realidade visível, aquela passa a ser chamada de abstrata.

O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.

Continue lendo para conhecer mais sobre diferentes tipos de arte abstrata – do cubismo ao surrealismo, do marmoreio ao abstrato orgânico – e quais estilos estão sendo reinterpretados para o design contemporâneo, além de dicas sobre como você pode usar imagens abstratas em seus próprios designs.

A principal característica da arte abstrata é que ela é uma prática não-representacional, o que significa que ela se distancia, propositalmente, das referências literais e representacionais de objetos, situações, pessoas ou qualquer coisa que esteja presente “no mundo real”.

O artista abstrato expressa suas ideias e sentimentos através de cores e formas que não correspondem ao mundo real. Desta maneira, não há uma representação figurativa, mas sim uma linguagem visual de cores e formas que tem o seu próprio significado.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Portanto, sugerem os autores, a arte abstrata pode nos ajudar a acessar esses sentimentos inefáveis ​​sobre eventos, objetos ou pessoas porque nos coloca em estado de espírito para fazê-lo. A arte abstrata nos força a explorar dentro de nós mesmos, o que pode ser gratificante.

A arte abstrata, também conhecida como abstracionismo, é uma corrente artística que apresenta como aspecto principal a reprodução de elementos de modo não real. Ou seja, esse gênero não retrata objetos e cenários que façam parte da realidade das pessoas em um sentido concreto.

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo realizada em 1951. Um movimento artístico paulista chamado de ARTE CONCRETA ou CONCRETISMO será o responsável por uma verdadeira revolução no fazer artístico nacional.