Qual é o nome da árvore do abiu?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O Abiu (Pouteria spp.) é uma árvore da família Sapotaceae, também conhecido como abiurana, abi, abieiro, caimito, caimo, entre outras referências populares.

O abiu (Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.) da família Sapotaceae é um fruto de uma árvore chamada abieiro, de origem na Amazônia Central e mata atlântica costeira.

A árvore é perenifólia, que pode crescer até 20 metros de altura. As folhas, cartáceas, são glabras, dispostas na extremidade dos ramos, e medem de 5 a 20 cm de comprimento. As inflorescências em fascículo ficam sobre os ramos finos, e as flores miúdas são perfumadas. Formam-se em dezembro- janeiro no Sudeste.

Também recebe o nome de: Abieiro, Abio, Abiu Ticuna e Caimito amarelo. Características: A arvore atinge 10 a 20 metros na floresta, mais quanto cultivada cresce de 4 a 6 metros de altura, com copa arredondada, densa, que alcança o chão, o tronco é ereto, de 20 a 50 cm de diâmetro, com casca pardo-escura e sulcada.

Abiu (Lucuma caimito ou Pouteria caimito) é o fruto do abieiro, árvore da família Sapotaceae, uma planta nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro.

Fonte de vitaminas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e sais minerais, o abiu é uma fruta nativa da região amazônica que traz diversos benefícios ao nosso organismo, ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças. Geralmente, essa fruta é consumida in natura.

Contendo dois tipos de espécie, o amarelo e roxo, o principal traço do Abiu é a textura gelatinosa que dá uma sensação de boca "colada". O nome da fruta é de origem Tupi-guarani e significa "fruta com ponta" ou "fruta bicuda".

Fortalece a imunidade
Por conter vitaminas de ação anti-inflamatória em sua composição, como a vitamina C, o abiu pode ajudar a reduzir e evitar inflamações no corpo, o que acarreta no fortalecimento da imunidade e da ação protetora do sistema imunológico.

Para quem tem anemia, por exemplo, ele é um dos alimentos recomendados por funcionar como um purificador sanguíneo graças à presença da clorofila em sua composição – isso sem falar na vitamina C, que contribui para a absorção de ferro.

Com frutos deliciosos, o abiu-roxo, possui polpa muito doce, considerada a melhor de sua família. Apresenta características medicinais e ornamentais.

Planta: Árvore de 12 a 15m de altura, tronco reto e copa piramidal, alongada, densa, com ramificação abundante; folhas ovais, elíptico-oblongas ou oblongo-obovadas, espessas, luzidias na face superior e pálidas na página inferior, medindo 20 a 22cm de comprimento e 6 e 8cm de largura.

No mercado paulista, é ofertado de janeiro a outubro, com pico de oferta de novembro a dezembro. O fruto é de tamanho variável, com 100 a até 1.800 g, tendo casca amarela quando maduro, ou esverdeada, com porção comestível de uma polpa gelatinosa, translúcida, com até 5 sementes negras.

Abiu - Como se come? Entre a casca e a polpa, há um látex o qual não recomenda-se morder o fruto. É aconselhável cortar o fruto e comer a polpa com uma colher. Caso esse látex venha colar em seus lábios, passe um pouco de manteiga que sairá facilmente.

Folhas simples, obovadas ou elípticas, base aguda, glabras ou raramente com pêlos esparsos, nervuras proeminentes, de 5 a 20 cm de comprimento.