Qual o tipo de rocha é mais comum encontrar fósseis?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Rochas sedimentares

Rochas sedimentares: são rochas formadas pela deposição e consolidação dos fragmentos de outras rochas. Nestas rochas é comum encontrarmos fósseis.

rochas sedimentares

Os fósseis são encontrados nas rochas sedimentares, rochas formadas a partir de sedimentos (fragmentos de outras rochas) que são transportados através de agentes como vento e rios e se depositam em um determinado local.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).

Animais e plantas que existem ainda hoje e que pouco mudaram ao longo da história da Terra são chamados de fósseis vivos. Exemplos são a planta gingko biloba e animais como o límulo (limulus polyphemus) e o celacanto (latimeria chalmnae), um peixe que até 1938 se julgava estar extinto.

Comumente os fósseis são preservados em rochas sedimentares, que são rochas formadas por processos que consolidam sedimentos, como por exemplo, argila ou areia. Esses sedimentos são oriundos da dissolução de outras rochas que podem ser rochas ígneas, metamórficas ou até mesmo sedimentares.

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

rochas sedimentares

O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares porque é no processo de união dos sedimentos sob uma determinada pressão (diagênese) que os fósseis, de certa forma, são soterrados e, em alguns casos, preservados parcialmente.

Para encontrar locais que possam conter fósseis, verifique um levantamento geológico ou um mapa paleogeográfico. Procure locais onde rochas muito antigas possam estar à superfície. As florestas cheias de terra ou os locais recém-arborizados dificultam esta tarefa.

Os fósseis são formados por restos de matérias orgânicas, como vegetais e animais, que ficam conservados ao longo dos anos, especialmente nas chamadas rochas sedimentares. Os fósseis são importantes para entender a evolução da vida no planeta.

Os pesquisadores dizem que, quando se trata de um fóssil, a língua tende a “grudar” na superfície do artefato; enquanto isso, no caso de uma pedra comum, eles acabam apenas lambendo poeira. E por que os fósseis são mais grudentos do que as rochas?

A bacia do Araripe, localizada entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, abriga o maior sítio fossilífero do país. É lá que fósseis de animais e plantas que viveram há mais de 110 milhões de anos são encontrados com um grau de preservação excepcional, comparável apenas a algumas escavações na China e na Alemanha.

Os fósseis se formam a partir da combinação de vários agentes, como o clima, a temperatura, a composição química do solo, a velocidade do soterramento, a presença ou não de bactérias decompositoras no local, entre outros pontos.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.