O que significa rochas sedimentares?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

As rochas sedimentares são economicamente importantes na medida em que podem ser utilizados como material de construção. Além disso, muitas vezes formam reservatórios em bacias sedimentares, em que petróleo e outros hidrocarbonetos podem ser encontrados.

Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura. Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.

As rochas sedimentares mais comuns podem ser divididas em arenito, argilito e siltito, além de subdivididas em químicas e orgânica. estratificação, representando camadas. Além disso, tem baixa resistência, ou seja, são fáceis de ser quebradas.

Rochas Ígneas
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).

Entre os tipos de rochas magmáticas estão:

  • Granito;
  • Diorito;
  • Diabásio;
  • Basalto;
  • Obsidiana;
  • Pedra pome.

Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.

Geralmente, ocorre com a saturação da água pelos minerais e sedimentos. Quase sempre, as rochas sedimentares químicas são formadas por um único mineral e formam cristais, tais como a calcita e a dolomita.

Sedimentares. São formadas através da desagregação de fragmentos de outras rochas, levadas pelo vento, pela água ou pela gravidade e depositam-se em regiões mais baixas do relevo. Esses fragmentos depois de depositados vão sendo recobertos por outros num processo que dura milhares de anos e é chamado de sedimentação.