Quais são os três tipos de rochas existentes na terra?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Exemplos de rochas

  • Rochas sedimentares: arenito, calcário, varvito, argilito.
  • Rochas metamórficas: mármore, quartzito e gnaisse.

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.

Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.

Hornfels, quartzito e mármore são importantes exemplos de rochas metamórficas que podem ocorrer sem foliação.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

Entre os tipos de rochas magmáticas estão:

  • Granito;
  • Diorito;
  • Diabásio;
  • Basalto;
  • Obsidiana;
  • Pedra pome.

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.

As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas. As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas.

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

rochas vulcânicas

Os basaltos são rochas vulcânicas abundantes provenientes de extensos derrames de lava. A tecnologia de fiação contínua produz filamentos de basalto na forma de fios micrométricos amorfos.

São aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão.

Rochas Ígneas
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).