O que é arte abstrata de exemplos?

Perguntado por: eportela9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo. Dentre todos os seus tipos, existe um ponto em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao expectador defini-la.

A arte abstrata, como o próprio nome já nos introduz, é a proposta artística que parte não de formas definidas ou já conhecidas, mas de abstrações na significação mais crua do termo: isolar tudo que é encontrado no mundo real e direcionar ao que não têm forma física, a um pensamento, um sentimento, uma sensação.

O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.

Principais artistas e obras do abstracionismo

  • On White II (1923) – Wassily Kandinsky. Crédito: Wikipédia.
  • Tableau I (1921) – Piet Mondrian. Crédito: Wikipédia.
  • Suprematismo (1915) – Kazimir Malevich. ...
  • Senecio (1922) – Paul Klee. ...
  • Blue and Green Music (1919-1921) – Georgia O'Keeffe. ...
  • The Flame – 1938 – Jackson Pollock.

Continue lendo para conhecer mais sobre diferentes tipos de arte abstrata – do cubismo ao surrealismo, do marmoreio ao abstrato orgânico – e quais estilos estão sendo reinterpretados para o design contemporâneo, além de dicas sobre como você pode usar imagens abstratas em seus próprios designs.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

A principal característica da arte abstrata é que ela é uma prática não-representacional, o que significa que ela se distancia, propositalmente, das referências literais e representacionais de objetos, situações, pessoas ou qualquer coisa que esteja presente “no mundo real”.

Em oposição à representação de imagens e objetos da realidade, a principal característica desse movimento, também chamado de Arte Abstrata, era a criação de formas abstratas, subjetivas e não-representacionais.

Essa forma de arte tem como principal objetivo proporcionar aos espectadores uma experiência intangível e emocional, sendo ela completamente diferente para cada indivíduo, dependendo de sua personalidade e do estado de espírito. O primeiro artista a criar arte abstrata como a conhecemos foi Wassily Kandinsky.

Costuma-se dividir a arte abstrata em dois grupos: abstracionismo expressivo (também conhecido como lírico ou informal) e abstracionismo geométrico. O primeiro se inspirou nos movimentos de vanguarda expressionismo e fauvismo, tendo como maior representante o russo Wassily Kandinsky.

Artistas na arte abstrata

  • Wassily Kandinsky (pintura),
  • Paul Klee (pintura),
  • Piet Mondrian (pintura),
  • Henry Moore (escultura),
  • Jackson Pollock (pintura),
  • Jorge Oteiza (escultura),
  • Tomie Ohtake (pintura, escultura e gravura),
  • Eric Aho (pintura).

Nº 1 sem título, primeira aquarela abstrata - Wassily Kandinsky. Considerado o pioneiro da arte abstrata, o artista russo Wassily Kandinsky foi facilmente reconhecido como o membro mais icônico de todo o movimento.

A arte abstrata propõe uma obra visual não representacional, ou seja, ela prioriza as formas abstratas em detrimento de figuras que fazem parte da realidade. Essa corrente surgiu no contexto do Modernismo, mediante a liberdade de expressão e refutação ao academicismo, e está relacionada com os movimentos vanguardistas.

Poderemos entender uma obra abstrata apenas se conseguirmos apreciar a sensação individual que ela proporciona ao atingir cada expectador. Trata-se de uma arte livre que estabelece enormes conexões subjetivas. “A abstração permite ao homem ver com a mente o que não pode ver fisicamente com os olhos.

Wassily Kandinsky

A pintura abstracionismo nasceu na Rússia no início do século XX. Precursor da abstração na pintura era Wassily Kandinsky. O Abstracionismo foi um movimento das artes plásticas que surgiu no início do século XX, na Alemanha, rompendo com a tradição das escolas renascentistas e abandonando a representação da realidade.

Hoje a turma consegue explicar na “ponta da língua” que a arte figurativa é aquela que facilmente se consegue identificar em suas formas e a arte abstrata é aquela que não identificamos facilmente, pois foi criada a partir da imaginação do artista.