Por que tomar água antes do vinho?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando você está degustando diferentes vinhos em uma mesma ocasião, é imprescindível que você tome um pouco d'água para efetuar a limpeza do seu paladar. Assim, os sabores das bebidas não vão interferir uns nos outros. O mesmo vale para um jantar ou um almoço.

Além de te manter hidratado enquanto você se diverte entre as taças de vinho, a água tem ainda outro objetivo: o de ajudar a limpar o seu paladar. Principalmente se você estiver degustando diferentes variedades de vinho, é importante que seu paladar esteja limpo entre um e outro.

Em um processo de degustação de muitos tipos distintos de vinhos, recomenda-se que o paladar seja limpo entre uma taça e outra, por conta disso, a recomendação de sempre beber vinho acompanhado com água.

Hoje não é raro encontrar “da água para o vinho” empregado por aí para qualificar qualquer mudança radical, substancial, profunda, mas sem juízo de valor: “Depois da primeira hora de exibição, o filme, que até então era uma divertida comédia, muda da água para o vinho e vira uma tragédia perturbadora”.

Vinho harmoniza com água
Além de prevenir a ressaca do dia seguinte ela também ajuda a limpar o paladar em casos de jantares harmonizados e assim auxiliando que você perceba toda a complexidade de todas as notas mais suaves da bebida. Mais do que tradição, o consumo de água junto ao vinho segue a razão.

Beba água antes, durante e depois dos drinques.
Tente beber um copo de água antes de cada drinque — depois, passe a tomar um copo de água entre eles. Tome a água lentamente para aumentar o tempo de espera entre os drinques alcoólicos.

O recomendado é segurar a taça pela haste ou pela base. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Se você segurá-la pelo bojo, poderá elevar a temperatura do vinho mais rapidamente.

Em geral, vinhos brancos são ingeridos frios e tintos, mais quentes. No entanto, é muito importante ler o rótulo do produto para seguir corretamente a temperatura indicada. Esse é um dos macetes que ajuda a realçar o sabor e deixar o gosto mais marcante no paladar.

Ordem de serviço e temperatura para servir vinhos
A sequência deverá ser: Espumantes/Frisantes > Brancos > Rosés > Tintos > Fortificados ou Sobremesa.

Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).

O vinho de péssima qualidade era comumente misturado com ervas aromáticas, mel, resina e frutas para lhe conferir mais sabor de frescor e, com certeza, diminuir a percepção da contaminação acética (que transforma o vinho em vinagre) e da oxidação, que também era um problema comum.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus.

2) Para vinhos tintos com boa acidez e taninos presentes, o ideal seria uma água também de boa acidez e concentração de minerais, além do gás que limpa as papilas gustativas e torna possível a volta da salivação. Os brancos com passagem por barrica e rosés com mais estrutura também se enquadram nessa dica.

Recomenda-se que mulheres limitem o consumo a uma taça e os homens a duas. Dito isso, uma taça diária pode ter efeito positivo para quem sofre de problemas circulatórios, como varizes, infarto ou derrame. Esse efeito é causado por um polifenol chamado resveratrol.

Bebidas Alcoólicas
O álcool é um desses ingredientes que agem como diurético. À medida que o corpo processa o álcool, ele estimula a produção de urina extra, para ajudar a remover o álcool e seus resíduos do corpo rapidamente.