Por que temperar o feijão Depois de cozido?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uma das dicas para cozinhar feijão que são fundamentais é quanto ao tempero. O feijão só deve ser temperado após o seu cozimento, isso porque o sal pode romper a casca do feijão, e ele perderá sua consistência.

Além disso, o grão cozido com sal pode ficar com uma textura arenosa desagradável. Temperar o feijão somente depois do cozimento ainda tem outro benefício: você pode congelar parte do grão cozido e variar o tempero quando preparar o prato da próxima vez.

Como temperar feijão já cozido
Um jeito de temperar feijão cozido é preparar um refogado gostoso de cebola e toucinho, bacon ou calabresa. Simplesmente frite numa frigideira o bacon ou a calabresa picados (quantidade a gosto) e, assim que soltarem a gordura, adicione uma cebola picada e deixe dourar.

Se sobrar feijão temperado para o dia seguinte, não corre o risco de azedar (se tiver cebola e tomate)? Não: o feijão já temperado pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.

Limão segue fazendo tudo na cozinha (inclusive clarear feijão!) Deixar o feijão de molho é um dos primeiros truques para conseguir cozinhá-lo em menos tempo, além de evitar ao máximo o desconforto com a formação de gases causados pela digestão da leguminosa após a refeição.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Colocar meia cebola, Um dente de alho, Uma folha de louro e pimentão vermelho a gosto para cozinhar junto com o feijão, sem usar nenhum tempero pronto, pra não tirar o gostinho de comida caseira.

45 minutos

Deixe ferver em fogo alto e, depois que a panela de pressão começar a apitar, abaixe o fogo e conte 45 minutos para o feijão cozinhar. Caso os grãos ainda não estejam no ponto, deixe cozinhar por mais alguns minutos.

(UERGS-RS) Quando o feijão é cozido em água com sal observa-se que ele murcha, pois: o grão perde água por osmose.

O alho cozinha mais rápido do que a cebola, por isso, se for para a panela antes do tempo, vai queimar e deixar o feijão com gosto amargo.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Para cada 1 xícara de feijão, você vai utilizar 1/2 cebola picadinha, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite ou óleo, 50 g de bacon picadinho e sal a gosto. Numa panela em fogo baixo, coloque o óleo ou azeite e o bacon. Deixe até que ele fique dourado.

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.