Por que não pode guardar a cebola na geladeira?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Quando fazemos isso, ela fica murcha e perde a crocância por conta da umidade do eletrodoméstico. Mas se você pensa que ela só fica murcha, você se engana! Além disso tudo, o amido presente nela se transforma em açúcar, e isso faz com que a cebola estrague ainda mais rápido.

Cebola - fora. Ao guardar a cebola na geladeira, após algum tempo, ela perde a crocância e tende a murchar mais rápido. Mas caso ela já esteja picada, o ideal é a conservação na geladeira em um recipiente fechado.

Se você pensou em guardar na geladeira, volte duas casas. O amido desse alimento se transforma em açúcar quando armazenado em baixas temperaturas, e isso faz com que a cebola estrague mais rapidamente. O correto é guardar em um local seco e arejado, e consumir em até sete dias.

Os maiores erros: cebola, alho e batata
Todos eles devem ser guardados em um local longe da umidade e da luz, com o alho preferencialmente em um saco de papel. De quebra, aproveite para organizar a sua dispensa com cestos e caixas organizadores, deixando-a ainda mais organizada.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

São os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H2SO4). Agora para explicar sobre as lágrimas precisamos ir um pouco além. Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases, estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola.

dois dias

Jeito certo de guardar cebola na geladeira
Assim, além de não deixar cheiro no interior do refrigerador, ela permanece boa para consumo por até dois dias.

Não se deve guardar o alho na geladeira e nem em potes fechados, pois ele poderá germinar ou mofar… O ideal é que antes de usar o alho você o deixe armazenado em um local arejado sem umidade.

Verduras: dentro!
Para durarem mais tempo é só colocá-las, após lavadas e secas, em potes de vidro ou de plástico com papel toalha entre as folhas. Deste modo, o papel toalha absorve a umidade dentro dos recipientes, o que prolongará a vida útil desses alimentos.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.

Estes 7 alimentos podem ser armazenados fora da geladeira

  1. Café Se for guardado na geladeira, o café pode perder grande parte do sabor e da textura, pois a interação com a temperatura mais fria pode tirar dos grãos as características mais básicas. ...
  2. Ovos. ...
  3. Pão. ...
  4. Mel. ...
  5. Manteiga. ...
  6. Abacate. ...
  7. Banana.

Armazenar os tomates na geladeira permite que eles durem por mais tempo, já que o frio diminui o metabolismo celular e retarda a deterioração. Só é preciso ficar atento para não danificar os tomates com frio excessivo —a temperatura ideal é entre 7 e 10°C.

O melhor jeito de guardar o limão na geladeira para não estragar é garantir mais umidade para o alimento, evitando que ele fique ressecado. Como fazer isso? É simples: basta colocar um pouquinho de água em um pires ou copo de vidro e colocar a parte cortada do limão em contato com a água.

Um hábito bem comum nas casas brasileiras é guardar as frutas na geladeira, mas no caso da laranja, ela deve ser colocada em um local fresco e arejado. Na geladeira, que tem muita umidade, a fruta acaba amadurecendo de forma mais rápida, além de perder as vitaminas.

Muitas pessoas costumam guardar cebola na geladeira porque acreditam que dure mais, mas isso não é verdade! Quando fazemos isso, ela fica murcha e perde a crocância por conta da umidade do eletrodoméstico.