Pode usar o azeite de dendê?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O azeite de dendê cru pode ser utilizado para temperar ou fritar os alimentos, já que é estável a altas temperaturas, sendo parte da culinária de alguns lugares.

Patrimônios da nossa cultura alimentar, como o acarajé, o vatapá, o caruru e o bobó de camarão, por exemplo, levam azeite de dendê em suas receitas. Em casa, você pode utilizar uma pequena quantidade de azeite de dendê em seus testes culinários ou como tempero de saladas.

O azeite de dendê pode ser utilizado para fritura (costuma-se fritar o acarajé diretamente no dendê bem quente, dando a ele uma consistência ainda úmida e macia por dentro, mas bem crocante e sequinha por fora).

Desde chocolates e sorvetes até margarinas e alimentos industrializados, pois a substância proporciona ótima textura e crocância. No Brasil, o azeite de dendê é muito utilizado na culinária baiana, nos acarajés, vatapás e outras receitas tradicionais.

Benefícios do azeite de dendê

  1. melhora na saúde da pele e dos olhos;
  2. melhora no funcionamento dos órgãos reprodutores;
  3. fortalecimento do sistema imunológico;
  4. atuação direta nos radicais livres;
  5. prevenção do envelhecimento precoce;
  6. prevenção de doenças.

Há muito se suspeita que o azeite de dendê esteja envolvido no desenvolvimento de diabetes, doenças vasculares e câncer. Por um lado, isso se deve à alta proporção de ácidos graxos saturados.

Azeites de dendê têm os mesmos benefícios dos de oliva
Comparado ao azeite de oliva, o dendê, possui mais gordura saturada. A única vantagem do ingrediente baiano é a maior concentração de vitamina A, importante para manter a saúde dos olhos.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

óleo de coco

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

óleo de oliva virgem

Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem. O azeite extravirgem pode ser usado em todos os tipos de preparo.