Como limpar o feijão para fazer acarajé?

Perguntado por: greis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Lavar bem o feijão fradinho e deixar de molho, em água fria, até que as cascas comecem a se soltar. Passar os grãos em uma peneira e esfregá-los com as mãos, para que toda a casca se solte.

Passo a passo
Bater o feijão no processador para quebrar o grão. Dispor em um recipiente e cobrir com água fria até o dobro do volume de feijão. Retirar as cascas que vão boiar com auxílio de uma peneira. Deixar de molho por 8 horas.

Bata o feijão no processador por alguns segundos, o suficiente para quebrar os grãos. Coloque num recipiente e cubra com água, deixando de molho de 12 a 15 horas. Passando o tempo, retire as cascas que se desprendem dos feijões e lave em água corrente, extraindo o restante das cascas e o olho preto dos feijões.

O nome técnico é remolho, e o processo é o mesmo para qualquer tipo de grão. Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez.

Lavar bem o feijão fradinho e deixar de molho, em água fria, até que as cascas comecem a se soltar. Passar os grãos em uma peneira e esfregá-los com as mãos, para que toda a casca se solte. Bater os grãos (sem casca) no liquidificador.

O truque do legítimo acarajé: crocante, saboroso e potente
Agora, o segredo mesmo está na fritura. Segundo Léia, os acarajés devem ser fritos em óleo quente, mas não tanto, para garantir que a massa cozinhe por dentro sem queimar por fora. “Geralmente, eu deixo os bolinhos fritando por 20 minutos”, conta a chef.

Triture cerca de uma xícara de qualquer tipo de feijão cru no liquidificador ou processador até obter uma farofa bem fininha.

farinha de feijão fradinho

Conhecida também como farinha de feijão fradinho, a farinha de acarajé é ideal para quem busca sabor e praticidade.

Para comer feijão sem se preocupar com a formação de gases, deve-se retirar a casca do grão, pois esta parte contém maior teor de oligossacarídeos.

Eles auxiliam na digestão e atenuam o efeito indesejável dos gases. Uma outra possibilidade é evitar comer a casca do feijão, servindo-se apenas com o caldinho. Como a casca desse alimento é rica em celulose, seu consumo potencializa a formação de gases.

Eliminação de antinutrientes: Os feijões contêm antinutrientes como fitatos e taninos, que podem interferir na absorção de minerais essenciais, como ferro e cálcio. Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a quantidade desses antinutrientes, tornando os minerais mais biodisponíveis para o corpo.