Como guardar abóbora no congelador?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Congelando a abóbora cozida

  1. Pré-aqueça o forno a 205 °C. ...
  2. Corte a abóbora na metade, ne vertical. ...
  3. Coloque as metades na forma e adicione água. ...
  4. Asse por 45 a 60 minutos. ...
  5. Descasque e corte as abóboras em cubos. ...
  6. Congele os cubos em uma forma. ...
  7. Transfira os cubos a um recipiente resistente ao freezer. ...
  8. Congele.

Posso congelar abóboras? Sim. Você pode congelar a abóbora branqueada (em cubos ou fatias com ou sem casca) ou a abóbora cozida. Purês, cremes e sopas de abóbora congelam muito bem e mantêm ótima textura.

Para congelar abóbora e utilizá-la posteriormente, cozinhe-a primeiro. Muitas pessoas optam simplesmente por fervê-la. No entanto, a abóbora cozida no forno reduzirá a água contida na mesma, fazendo com que o produto final a ser congelado mantenha um sabor bem mais intenso, mantendo-a deliciosa após o descongelamento.

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

O branqueamento consiste na imersão da hortaliça em água fervente por um breve tempo, seguido da imersão em água gelada pelo mesmo período. Cumprido o tempo de resfriamento, deve-se escorrer a água. Para proceder ao branqueamento, adicione a hortaliça após a água levantar fervura.

Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.

Para congelar a abóbora, é necessário cozinhá-la primeiro. Para isso, coloque a abóbora no forno a 200 º por 45 minutos. Caso tenha colocado a abóbora inteira, retire do fogo a meio do cozimento, corte em pedaços e coloque de novo no calor até ficar macia e cozida.

A dica para que a abobrinha fique com sabor de fresco é congelá-la cortada em cubos, em saquinhos, retirando todo o ar antes de fechar. Para isso, você deve cortá-la em rodelas de aproximadamente 1 dedo de espessura e depois cortar os cubos. Coloque toda a abobrinha cortada em um saquinho.

Se estiver inteira, mantenha fora da geladeira, em local fresco, seco e sem muita luminosidade. Se estiver cortada ao meio, descascada ou cortada em pedaços, embale num saco plástico para não ressecar e conserve na geladeira.

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente por cerca de três meses após a colheita, desde que em local fresco, escuro e seco. Mantenha os frutos com cabinho para conservá-los por mais tempo. Se cortar ou descascar a moranga, mantenha os pedaços em geladeira, acondicionados em saco ou vasilha de plástico.

Lave e seque os tomates. Analise os tomates, eles devem estar sem machucados e manchas, também devem ser firmes. Tire o núcleo e corte em quatro. Coloque dentro de sacos bem fechados e leve para congelar.

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê.

“As abóboras chegam a durar até cinco ou seis meses depois de colhidas, isso se forem bem cuidadas, coletadas no período correto, ou seja, já maduras, e armazenadas de maneira a preservá-las”.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

  1. Preparar as cenouras. Antes de congelar as cenouras, limpe-as, descasque-as com um descascador e corte-as como preferir: em rodelas, quadrados ou palitos.
  2. Lave as cenouras. Coloque água a ferver numa panela e acrescente as cenouras previamente cortadas. ...
  3. Congele as cenouras. ...
  4. Vida útil as cenouras no congelador.