Pode comer carne de porco sem ser castrado?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A ingestão de carne de porco não castrado pode fazer subir os níveis de nandrolona nos indivíduos, diz um estudo de dois cientistas portugueses, publicado na Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias e citado pela agência Lusa.

Por lei, os suínos machos produzidos para o abate no Brasil devem ser castrados, pois isto evita que a carne contenha fortes odores causados pelo androsterona e escatol presente no macho inteiro.

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração. A castração sem anestesia é questionada há alguns anos e isso tem levado a mudanças no tipo de animais produzidos.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Castração de leitões normais
Realizar a castração fazendo um ou dois cortes sobre os testículos e retira-los por tração. Desinfetar novamente o local da incisão e liberar o leitão.

Essas instruções, dadas por Moisés na Lei, estão descritas no livro de Levítico 11 e Deuteronômio 14:3-20, e orientavam às pessoas a não comer animais, como, por exemplo: ratos, coelhos, porcos, frutos-do-mar, urubus e alguns insetos.

Adventistas, Mórmons, Judeus e Islâmicos não comem carne de porco, tampouco alimentos que contenham sangue. A explicação mais comum segue o mesmo conceito de outras religiões que fazem essa restrição: Trata-se de um animal transmissor de diversas verminoses.

Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.