O que fazer quando o benefício é bloqueado por falta de prova de vida?

Perguntado por: lrosa6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

O pedido para desbloquear benefício INSS pode ser feito por meio da internet, sem que o titular precise se deslocar a uma agência. Para requerer o desbloqueio no Meu INSS é necessário que o cidadão possua cadastro no sistema gov.br, o sistema de login único para todas as plataformas do governo.

Se o seu benefício for bloqueado após passado o prazo de 60 dias da notificação para fazer a prova de vida, você terá 30 dias para: comparecer em uma agência bancária e utilizar a biometria dos caixas eletrônicos; ir presencialmente até uma agência do INSS.

Para fazer o recadastramento, o beneficiário deve fazer login no aplicativo utilizando CPF e senha. Em seguida, é preciso clicar na opção “Prova de vida”, no menu “Serviços”, e seguir as instruções do aplicativo para completar o reconhecimento facial.

Pessoa que está com o benefício suspenso ou encerrado.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “reativação de benefício”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Um novo benefício emitido pelo INSS fica bloqueado para empréstimo por 180 dias, ou seja, seis meses. No entanto, o titular pode solicitar o desbloqueio a partir de 30 dias.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão. Ferramenta importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos, a prova de vida é realizada periodicamente e pode acontecer de forma presencial ou digital.

Para o recadastramento é necessário que o beneficiário compareça pessoalmente, no mês do seu aniversário, na instituição bancária que seja correntista, caso esta seja credenciada, portando o documento oficial de identificação com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) e CPF.

Para os segurados que podem fazer a prova de vida pela internet, aparecerá uma notificação no aplicativo Meu INSS. Informando que deve instalar/acessar o aplicativo Gov.br. Ao entrar no aplicativo, vá em autorizações. Selecione a autorização e clique em autorizar.

Os beneficiários poderão também consultar a situação da Prova de Vida pelo aplicativo Sou gov.br, assim como obter o comprovante da sua realização, independente do canal que tenha realizado, podendo também receber notificações para lembrar do momento em que anualmente deverá realizar esta ação.

A prova de vida pelo celular é um facilitador muito interessante para aposentados e pensionistas INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a ferramenta é possível realizar o procedimento sem sair de casa e, assim, evitar o bloqueio ou até mesmo a suspensão do benefício previdenciário.

CPF; Comprovante de residência atualizado, datado dos últimos três meses (conta de água, luz ou telefone), ou na falta deste, declaração de residência. vida, observadas as condições expressas no Art. 4º da Portaria nº 01, de 06 de janeiro de 2020.

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

E quanto tempo demora para reativar o benefício cessado? A reativação pode levar de um mês a dois anos. Vai depender do motivo da cessação do benefício.