Onde fazer prova de vida em BH?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Compareça a qualquer agência do Banco Bradesco para realizar o processo no mês do seu aniversário, preferencialmente entre os dias 11 e 25 do mês. Apresente a documentação necessária a um dos atendentes do banco.

Para voltar a receber a aposentadoria, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, Centro.

Pelo aplicativo gov.br, o beneficiário tem até 60 dias desde o início do mês de seu aniversário para fazer a prova de vida. O superintendente Central de Administração de Pessoal da Seplag-MG, Rafael Divino de Vasconcelos, reforça que o recadastramento digital é simples e seguro.

Prova de Vida no Santander
O Banco Santander permite fazer a Prova de Vida em qualquer caixa eletrônico. No entanto, apenas para clientes correntistas que já têm a biometria cadastrada no sistema. Caso não tenha, é possível passar pela análise na própria agência da instituição, diretamente com o agente.

Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS. O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita.

A Portaria MTP n° 220, de 2 de fevereiro de 2022, estabelece que a partir de janeiro de 2023 a Comprovação de Vida será realizada pelo INSS nos 10 meses posteriores ao último aniversário do titular do benefício, por meio de consulta a atos registrados pelo titular do benefício em bases dados dos órgãos, entidades ou ...

Esse ciclo é contado a partir da data de aniversário do titular do benefício. A partir dessa data, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa. Ou seja, a partir de janeiro de 2023, fez aniversário, começa a valer o prazo para a prova de vida pelo INSS a partir de cruzamento de dados.

Para uso da ferramenta é necessário baixar o aplicativo no seu smartphone ou acessar o portal Gov.br e realizar o cadastro (caso não possua). Após o login, siga passo a passo para efetivar a declaração. A prova de vida deve ser realizada somente pelo aposentado ou pensionista durante o mês em que faz aniversário.

A partir de janeiro de 2023, os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) poderão realizar a Prova de Vida digital pelo aplicativo gov.br.

Para realizar o recadastramento nas UAIs, é necessário agendar um horário previamente nos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.

Quando fazer a prova de vida? Como não existe mais a obrigatoriedade do comparecimento do segurado em uma agência bancária ou do INSS, o instituto será o responsável por fazer o cruzamento de dados dentro do período de 10 meses, contados a partir da data de aniversário do segurado do benefício.

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil a partir de 2023. Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão.

Quais as formas de fazer? Prova de Vida presencial: realizada no balcão de atendimento do órgão pagador; realizada nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico).

A prova de vida INSS pode ser feita em qualquer agência? Sim. Se você for selecionado para fazer a prova de vida presencialmente, poderá comparecer a qualquer agência bancária da instituição financeira que paga seu benefício e concluir o procedimento.

Quais dados o INSS vai usar para fazer a prova de vida?

  • carteira de identidade;
  • carteira de motorista;
  • carteira de trabalho;
  • alistamento militar;
  • passaporte;
  • outros documentos oficiais que necessitem da sua presença física ou de reconhecimento biométrico.

A) O agendamento da visita domiciliar deverá ser solicitado preferencialmente através do tele-atendimento (11)2902-6909 ou (11)4002-7738, devendo ser informado no ato da ligação o que segue: B) Nome completo do beneficiário.