Quem não pode comer vísceras?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Restrição à vista. Há quem tenha restrição ao consumo de vísceras, como quem tem ácido úrico (gota). Isso acontece, segundo Letícia Mazepa, por esses alimentos serem ricos em purinas, compostos que dão origem à hiperuricemia.

É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco. Contém metais pesados: como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio.

As vísceras musculares se resumem à língua, coração, moela e estômago. Elas são ótimas fontes de proteína e de gordura, porém apresentam certa deficiência de minerais e vitaminas. Por isso, indicamos que sejam usadas como complemento à porção diária de carnes desossadas e outras proteínas.

O fígado de boi é uma das vísceras alimentares com mais fontes de nutrientes, considerado um superalimento. A carne possui quase todos os minerais e vitaminas, principalmente o ferro. É um orgão do boi que é corte de carne ideal para muitas receitas culinárias no dia a dia.

Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável. O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi.

É rico em colesterol
O fígado é o responsável pela produção de colesterol no corpo, e por isso possui cerca de 6 vezes mais colesterol do que uma picanha grelhada, por exemplo. Por isso, seu consumo excessivo pode causar problemas como colesterol elevado, problemas cardíacos e excesso de peso.

Alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, pele de frango, fígado e excesso de peixes gordos, como salmão e atum; Além disso, leite integral e frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi também devem ser evitadas, caso surjam sintomas de azia ou dor estomacal após o seu consumo.

As especialistas consultadas por VivaBem são unânimes em afirmar que o fígado pode ser consumido por qualquer pessoa, mesmo as que têm colesterol alto, doenças cardíacas ou gota —nestas condições, desde que o médico responsável pelo acompanhamento não imponha restrições.

“Fígado, moela e rabada são alimentos nutritivos devido à composição nutricional. Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

Assim como, possuem alto teor de gordura saturada e principalmente de colesterol, devendo assim, ser ingerido com parcimônia, principalmente por pessoas com doenças cardiovasculares e com colesterol elevado.

É rico em colesterol : o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco. Contém metais pesados : como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio.

Segundo a nutricionista Bruna Bellusci, no topo deste ranking estão o famoso filé mignon e o patinho. Saiba mais sobre esses cortes: Filé mignon: conhecido pela maciez, sabor suave e por ter pouquíssima gordura, é uma carne nobre que além de gostosa é aliada da saúde. É retirada da parte superior traseira do boi.