Pode comer berinjela todos os dias?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

- Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias; - Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue. Para obter esses benefícios, deve-se consumir meia berinjela diariamente, sendo importante evitar sua utilização em pratos fritos, pois ela absorve muita gordura.

A berinjela, entretanto, possui grandes números de solanina que, além de causar alergia em algumas pessoas, também pode causar distúrbios intestinais, por isso a água de berinjela deve ser consumida no máximo 3 vezes por dia, antes das principais refeições.

A recomendação, de forma geral, é tomar a água de berinjela todos os dias pela manhã, em jejum, durante uma semana. Pode-se tomar um copo logo cedo e, depois, consumir o restante (de 1 litro) ao longo do dia.

A berinjela tem diversas propriedades que beneficiam nossa saúde, melhora a circulação e é um excelente antioxidante. É pobre em calorias graças ao seu alto teor de água, o que a torna o vegetal ideal para incluir uma dieta para perder peso. Ela melhora a circulação e é um excelente antioxidante.

A berinjela em si, a gente pode comer à vontade, mas não é recomendado fazer uso exacerbado do suco de berinjela”, comenta.

Contraindicações. Quem possui anemia ou problemas de relacionados a essa doença não deve consumir berinjela em excesso. Isso porque ela possui uma substância conhecida como solanina, que pode interferir na absorção de ferro pelo organismo.

Berinjela: efeitos colaterais e contraindicações
No entanto, recomenda-se não tomar em altas concentrações a versão em cápsulas ou tintura. Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes.

De acordo com a nutricionista esportiva Carolina Mattiello Mendes, as melhores maneiras de se consumir a berinjela são: cozida, assada, em forma de suco ou farinha. A berinjela é rica em vitaminas B1, B3, B6 e sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).

A berinjela é importante na redução da ação das gorduras no fígado ajudando na digestão de alimentos mais “pesados” e gordurosos, ajuda a combater o mau colesterol.

A berinjela é uma grande fonte de fibra. A fibra melhora o bom funcionamento do sistema digestivo e o controle dos níveis de colesterol. A berinjela é uma fonte de K, que ajuda a diminuir os níveis de pressão sanguínea. A berinjela contém vitaminas do complexo B, como a B5 e B6.