Onde ficam os Fagocitos?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Essas partículas ficam dentro de um vacúolo digestivo, que realizará a digestão da partícula utilizando os lisossomos, dando mais energia para a célula.

A fagocitose pode ser observada em protozoários bem como em células de defesa, tais como neutrófilos.

Os macrófagos são encontrados em todos locais de tecido conjuntivo. Concentram-se em vários órgãos como por exemplo o fígado, baço, linfonodos, onde estão relacionados com a defesa do organismo.

Os lisossomos recém-formados, os primários, ficam no citoplasma até que a célula realize o processo de transporte celular da endocitose (fagocitose ou pinocitose) e englobem alguma partícula de origem externa à célula. Quando isso acontece, a partícula é interiorizada dentro de uma vesícula chamada endossomo.

Em mamíferos, as principais células fagocitárias são o macrófago, a célula dendrítica e o neutrófilo.

Célula capaz de realizar a fagocitose, isto é, cujo citoplasma é capaz de rodear, captar e digerir partículas vizinhas. Os fagócitos constituem, na maior parte dos metazoários, um importante mecanismo de defesa contra as infeções bacterianas, pois intervêm na resposta imunitária não específica.

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes. Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte.

neutrófilos

Existem três tipos de leucócitos granulócitos: os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os neutrófilos são o tipo mais comum e realizam fagocitose. Os eosinófilos, por sua vez, são amplamente observados em casos de alergia e também apresentam capacidade de fagocitose.

A ativação de macrófago decorre da interação de múltiplas citocinas e de outros fatores. Na via 1, TNF-alfa é liberado dos macrófagos como resultado da ativação pelo interferon-gama e da interação com componentes bacterianos que disparam a produção de citocina.

Macrófagos participam da imunidade inata, servindo como células fagocíticas. Essas células surgem na medula óssea e, posteriormente, entram na circulação sangüínea como monócitos sangüíneos. Ao migrarem para vários tecidos, os monócitos se maturam e se diferenciam em macrófagos teciduais.