Qual a diferença entre endocitose e pinocitose?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Pinocitose: absorção de substâncias líquidas ou partículas menores dissolvidas; Endocitose Mediada: absorção de partículas que se ligam em receptores presentes na membrana externa. Assim que a partícula se liga nos receptores, a membrana plasmática se deforma para absorver a substância.

Qual a diferença entre a Fagocitose e a Pinocitose? Na fagocitose, as partículas englobadas são grandes e sólidas e ocorre a formação de pseudópodes. Na pinocitose, as partículas englobadas são líquidas e não há formação de pseudópodes, mas sim de invaginações na membrana da célula.

Endocitose é a absorção de grandes moléculas por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática. Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana.

A pinocitose é um tipo de endocitose, isto é, um processo de absorção celular de moléculas biológicas e materiais particulados no qual a célula engloba substâncias líquidas ou macromoléculas dissolvidas em água.

A formação da vesícula pinocitótica (pinossomo) se dá através de uma invaginação da membrana plasmática e, diferentemente da macropinocitose, pode ocorrer em qualquer região da célula. Leva esse nome por formar vesículas de englobamento muito pequenas, visíveis apenas ao microscópio electrónico.

Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.

A pinocitose pode ser observada em vários tipos celulares, tais como macrófagos e células dos capilares sanguíneos.

Diferença entre endocitose e exocitose
Logo, endocitose é o leva partículas para dentro da célula e exocitose é o que as elimina. Endocitose é o processo de captura de partículas pela célula e a exocitose é o processo de eliminação de partículas pela célula.

Na exocitose, a superfície celular ganha uma porção de membrana. Isso é o que chamamos de fluxo de membrana: enquanto a endocitose retira porções da membrana, a exocitose devolve-as.

Em algumas situações, o transporte de substâncias através da membrana não leva ao gasto de energia pela célula. Esse tipo de transporte é chamado de passivo. Em outras, no entanto, para que as substâncias atravessem a membrana, torna-se necessário o uso de energia, sendo esse o transporte ativo.

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.