Quem ativa os macrófagos?

Perguntado por: lgalvao3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A ativação de macrófago decorre da interação de múltiplas citocinas e de outros fatores. Na via 1, TNF-alfa é liberado dos macrófagos como resultado da ativação pelo interferon-gama e da interação com componentes bacterianos que disparam a produção de citocina.

As citocinas secretadas pelas células Th1 desviam a resposta imune em direção à ativação dos macrófagos, que conduz a inflamação e à resposta imune mediada por células. Isso significa uma resposta dominada por células T citotóxicas CD8 e/ou células Th1 CD4, macrófagos e outras células efetoras do sistema imune.

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

As células efetoras são recrutadas da circulação, ativadas por antígenos apresentados por macrófagos que têm micro-organismos fagocitados, e secretam citocinas que ampliam e controlam a reação. As células T usam o CD40L e as citocinas para ativar os fagocitos e as citocinas para recrutar mais leucocitos.

Os macrófagos são encontrados em todos locais de tecido conjuntivo. Concentram-se em vários órgãos como por exemplo o fígado, baço, linfonodos, onde estão relacionados com a defesa do organismo.

As células T podem exercer sua função através da citotoxicidade mediada por células CD8+ ou através da secreção de citocinas que vão ativar macrófagos para destruir os agentes intracelulares.

Eles produzem e liberam substâncias que induzem a produção de células envolvidas em processos inflamatórios e imunitários. Assim, eles dão início ao processo de reação inflamatória. Como também realizam a limpeza dos locais inflamados removendo as células destruídas.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

Produção de Citocinas e Modulação da Resposta Imune
Essas citocinas desempenham um papel crítico na defesa do corpo contra infecções. Além disso, os macrófagos produzem agentes bactericidas que destroem a maioria das bactérias.

Linfócitos T: Células T CD4
As células T CD4+ efetoras são geradas pelo reconhecimento do antígeno nos órgãos linfoides secundários, mas a maioria delas deixa estes órgãos e migra para os locais periféricos da infecção onde atuam na eliminação dos microrganismos.

Levando em consideração as células dendríticas como principais ativadoras de Linfócitos T, são necessários alguns sinais para que as células T CD4+ virgens sejam ativadas. Nesse sinal, ocorre a interação entre o peptídeo- MHC II com o TCR. Com isso, o TCR reconhece o antígeno e se conecta ao MHC II.

A ativação das células B e sua diferenciação em células secretoras de anticorpos é desencadeada pelo antígeno e requer células T auxiliares (citocinas). Receptor de antígeno do Linfócito B - BCR : Formado por IgM ou IgD, cadeias Igα e Igβ (transdução dos sinais da membrana para o citoplasma do LB.

Os macrófagos têm como sua principal função realizar a fagocitose. Basicamente, o macrófago faz a fagocitose de células danificadas e velhas, assim como agentes estranhos e partículas inertes. Eles possuem funções diferentes de acordo com o local em que são encontrados e do nome que recebem.

A principal função dos macrófagos é o processo de fagocitose, através do qual essas células protegem os tecidos de infecções e lesões ao ingerir e destruir os patógenos (ex.: bactérias), células mortas ou detritos celulares.