Qual a primeira barreira de defesa do corpo?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.

Barreiras físicas
A primeira linha de defesa contra os invasores é constituída por barreiras mecânicas ou físicas: A pele. A córnea dos olhos.

A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo.

A segunda linha de defesa: imunidade natural
O componente humoral (fluido) em maior quantidade são as proteínas do complemento, que também conta com lisozimas e interferon, às vezes, chamados de antibióticos naturais.

As principais células que participam desta ação são os neutrófilos, os macrófagos e as células naturais killer (NK). Neutrófilo, macrófago e células NK mostrando seus receptores.

Imunologia básica: introdução e barreiras físicas à entrada de antígenos

  • Barreiras Físicas.
  • Imunidade Inata ou não específica.
  • Imunidade adaptativa ou adquirida.

As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

Os principais mecanismos da imunidade inata são a fagocitose, a liberação de mediadores inflamatórios e a ativação de algumas proteínas. Os macrófagos e neutrófilos são exemplos de estruturas que garantem essa defesa.

Existem dois tipos de imunidade adquirida: Imunidade humoral: depende do reconhecimento dos antígenos, através dos linfócitos B. Imunidade celular: mecanismo de defesa mediado por células, através dos linfócitos T.

No modelo de Três Linhas de Defesa, o controle da gerência é a primeira linha de defesa no gerenciamento de riscos, as diversas funções de controle de riscos e supervisão de conformidade estabelecidas pela gerência são a segunda linha de defesa e a avaliação independente é a terceira.

Nos dois tipos de resposta, primária e secundária, há a produção dos isótipos IgM e IgG, porém, na resposta primária IgM é a principal Ig e a produção de IgG é menor e mais tardia. Na resposta secundária, a IgG é a imunoglobulina predominante.

IMUNIDADE ATIVA
Esta se refere à imunidade produzida pelo corpo após exposição d antígenos.

Medula Óssea

Medula Óssea
A maioria das células de defesa é produzida e se multiplica nesse local.

Os linfócitos T são sabidamente células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais, seja através da produção de citocinas ou eliminando ativamente células infectadas. Alguns grupos foram então analisar as células T para verificar se elas seriam capazes de reconhecer os antígenos do SARS-CoV-2.

A resposta imune natural ou inata é a primeira linha de defesa do organismo, já estando presente na pessoa desde o seu nascimento. Assim que o microrganismo invade o organismo, essa linha de defesa é estimulada, sendo caracterizada pela sua rapidez e pouca especificidade.