Como ocorre a Transcitose?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Quando há transferência de elementos de um pólo ao outro da célula por meio de vesículas, o processo é denominado Transcitose. Na Endocitose distinguem-se dois subtipos de acordo com a natureza líquida ou sólida predominante na substância a ser transportada ao interior da célula.

Endocitose é a absorção de grandes moléculas por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática. Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana.

Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.

O transporte de vesículas do RE para o Golgi se dá a partir de vesículas, nos chamados elementos de transição do RE, que são quase totalmente livres de ribossomos e que fundem-se à membrana do Cis-Golgi-Network, transferindo proteínas e lipídios sintetizadas pelo RE.

Esse tipo de transporte pode ocorrer através da difusão simples e difusão facilitada.

A fagocitose se caracteriza pelo reconhecimento de organismos invasores e sua posterior destruição intracelular. Entre os protistas a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, enquanto que nos organismos multicelulares a função desse evento evoluiu para defender o corpo contra partículas estranhas.

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.

Todos os indivíduos eucariontes, unicelulares e pluricelular, realizam a endocitose. Nos unicelulares, a endocitose é fundamental para a nutrição desses microrganismos. Protozoários se alimentam através de fagocitose e pinocitose.

A palavra endocitose significa "dentro da célula" e refere-se ao processo de entrada de substâncias na célula. Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose. Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.

No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.