O que tem na tapioca?

Perguntado por: alima . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A tapioca é rica em amido, ou seja, é uma fonte de hidratos de carbono, e tem sido muito utilizada como substituto do pão, por ser uma opção de fácil digestão, isenta de glúten, gorduras, sódio e não necessitar de qualquer tipo de óleo na sua preparação.

Além de ser fonte de ferro, a tapioca também possui vitamina K e cálcio, que desempenham um papel importante na proteção e no desenvolvimento dos ossos.

Tapioca é um alimento saudável? Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

A tapioca é um alimento com alto teor de carboidratos e poucas fibras, o que acelera o processo de digestão e faz com que o nosso organismo eleve a glicemia (açúcar no sangue) com mais velocidade.

Ele é feito na frigideira usando a goma de mandioca, também chamado de goma de tapioca. Em outras palavras, assim como o ovo é ingrediente pra preparar um omelete ou ovo mexido, a goma de tapioca é a base para obtermos a tapioca, que é resultado do preparo final.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

– A tapioca pode ser consumida após uma atividade física, quando necessitamos repor rapidamente os nossos estoques de carboidratos – sugere a nutricionista, enfatizando que o alimento não deve ser consumido por indivíduos portadores de diabetes ou intolerância a glicose, por conter alto índice glicêmico, aumentando ...

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

RELAÇÃO DA TAPIOCA COM A GLICEMIA ALTA:
Durante a digestão, essa estrutura é desfeita, liberando as moléculas de glicose que compõem o amido. Assim, o consumo excessivo desse alimento pode ocasionar um notável aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que é prejudicial para indivíduos com diabetes.

“Enquanto a tapioca tem zero de fibras, pouquíssimos nutrientes e somente carboidratos simples, o pão 100% integral tem muitas fibras e nutrientes essenciais, auxiliando na saciedade e no bom funcionamento intestinal.

Tapiocas Sem Sódio São Mais Saudáveis
O sódio pode trazer riscos para o organismo se consumido em excesso, provocando doenças cardiovasculares. Por isso, prefira tapiocas sem sódio, sendo mais saudáveis.

E uma ótima dica para sua tapioca ficar rica em fibras é adicionar 1 colher (chá) de chia na hora do preparo, junto à goma, antes do preparo. Modo de preparo: Junte a goma e a chia e misture. Espalhe essa mistura na frigideira e asse em fogo médio.

No entanto, a principal vantagem da tapioca, ou da fécula de mandioca, é que ela não contém glúten, assim os intolerantes podem consumir esse carboidrato como opção ao invés dos pães.

É o novo sucesso das dietas e das pessoas que procuram uma alimentação saudável. Além de auxiliar no emagrecimento, a crepioca ajuda no ganho de massa magra, por isso, entrou no cardápio do mundo fitness.