O que não fazer na frigideira antiaderente?

Perguntado por: nchaves3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

5 erros que estão estragando suas panelas antiaderentes

  1. Spray de óleo antiaderente.
  2. Aquecer a panela antes de adicionar óleo ou manteiga.
  3. Colocar na máquina de lavar louças.
  4. Usar o fogo alto.
  5. Cozinhar com ou usar utensílios de metal.

Panela antiaderente/teflon
Para evitar que a panela se deteriore, é importante não utilizar utensílios que arranhem a superfície. E não é só isso: sempre utilize esta panela para cozimento em fogo baixo, com pouco ou nenhum óleo. E é por esta razão que esta não é uma boa panela para fritura.

As panelas com revestimento antiaderente também dispensam o uso de óleo e manteiga nas refeições. Isso porque o material presente em seu fundo faz com que os alimentos não grudem.

Como curar panela antiaderente?

  1. Lave a panela com uma esponja macia e detergente líquido.
  2. Seque bem com um pano de prato.
  3. Coloque um pouco de óleo na parte interna.
  4. Leva ao fogo baixo e aguarde 2 minutos.
  5. Desligue o fogo e espere a panela esfriar.
  6. Lave novamente e passe um pano para secar.

Prolongando a durabilidade do seu produto antiaderente
Para isso, de maneira alguma, deve-se utilizar saponáceos para a limpeza do produto, apenas detergente e sabão neutro. Na hora de manusear os alimentos na panela, o ideal é utilizar somente utensílios de silicone, nylon ou madeira para não danificar o teflon.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite. Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.

“Isso é causado pela formação de uma mancha seca na fina película de óleo de girassol como resultado da convecção térmica capilar.” No estudo publicado, os pesquisadores indicaram que quando a panela é aquecida por baixo, um gradiente de temperatura é estabelecido no filme de óleo.

Esta panela é ideal para ferver água e cozinhar legumes no vapor. A recomendação é nunca levar esta panela ao fogo vazia, pois o revestimento ficará queimando, e como trata-se de um plástico, pode se depreender com relativa facilidade.

Lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia; em seguida, besunte sua panela com óleo ou outra gordura e leve ao fogo baixo por dois minutos; espere esfriar e lave novamente. Esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado. O mesmo princípio de não riscar a panela vale para os utensílios que serão usados!

Tem como lavar panela antiaderente? Use uma esponja macia específica para produto antiaderente. Pingue algumas gotas de CIF Lava Louças e esfregue sem colocar muita força. Enxágue e seque.

Panelas antiaderentes não demandam cuidados especiais
Antes de utilizar a sua peça pela primeira vez, é necessário realizar a “cura” – procedimento que potencializa a proteção e a durabilidade da camada antiaderente.

Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.