O que significa ph?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O pH é uma escala de 0 a 14 utilizada para determinar o grau de acidez de uma solução, sendo possível classificá-la como ácida (pH < 7), básica (pH > 7) ou neutra (pH = 7). Escala de pH e o grau de acidez de algumas substâncias comuns.

O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.

A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

A pH do sangue é mensurado por um exame de sangue chamado gasometria arterial. Porém, esse exame é feito apenas em casos extremos, quando o paciente se encontra em uma UTI ou CTI.

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais. O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática.

Por outro lado, se o pH da urina estiver muito alto (acima de 8,0), isso pode indicar uma condição chamada alcalose metabólica, que ocorre quando há diminuição nos ácidos do organismo ou aumento na capacidade do corpo de remover ácidos.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

35 e 7

O pH do organismo
Sabe-se que idealmente o pH do sangue humano deve ser discretamente alcalino, permanecendo entre 7,35 e 7,45. Um pH superior ou inferior a esta faixa pode trazer prejuízos ao equilíbrio interno do organismo (homeostase), com sérias consequências à saúde.

A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.

O pH de uma solução pode ser medido de duas formas: através de pHmetros ou papéis indicadores de pH. O pHmetro é o mais preciso dentre as alternativas. Utilizando um eletrodo que deve ser mergulhado na solução que se deseja medir, é possível verificar a tensão gerada e convertê-la em uma escala de pH.

O pH ácido provoca sintomas como falta de ar, palpitações, vômitos, sonolência. e desorientação. No casos mais graves, pode ainda provocar a morte, se não for tratado adequadamente.