O que é celulose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A celulose é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero, classificado como polissacarídeo ou carboidrato. É um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas, em combinação com a lignina, com hemicelulose e pectina e não é digerível pelo homem, constituindo uma fibra dietética.

Nos alimentos como folhas e vegetais, a celulose desempenha o importante papel de formação do bolo fecal, auxiliando o funcionamento do sistema digestivo humano. A sua extração, nos mais variados organismos, é também reaproveitado dos resíduos sólidos da cadeia agrícola.

Da extração à produção de papel. Celulose é a estrutura das paredes celulares dos vegetais. É uma molécula química formada por uma cadeia complexa de açúcares (glicose) e está presente em quase a totalidade das plantas.

A celulose está presente em diversos produtos do nosso cotidiano. A substância é utilizada como matéria-prima nas indústrias de papel, embalagens e tecidos, como também é usada em fraldas descartáveis, absorventes, alimentos, farmácias, cosméticos, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção etc.

Também é possível encontrá-la em itens para higiene pessoal, de papel higiênico a absorventes. Já na indústria, a celulose é utilizada na fabricação de enchimento de comprimidos, emulsionantes, espessantes e estabilizantes de alimentos industrializados, bem como em adesivos, biocombustíveis e materiais de construção.

Tem função estrutural, garantindo formato, rigidez e sustentação celular. É digerida pela enzima celulase produzida por alguns microrganismos, como fungos e bactérias.

A polpa de celulose é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros, a matéria é então seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel a ser produzido.

Em 2021, a produção brasileira de celulose cresceu 7,4%, chegando a 22,5 milhões de toneladas, o que manteve o Brasil como segundo maior produtor no mundo. De acordo com o Relatório Anual 2022, da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em termos de produção, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos.

As moléculas de celulose também são indigestas para a espécie humana, pois nem no estômago nem no intestino existem enzimas capazes de quebrar as enormes moléculas de celulose, e, ao contrário dos ruminantes, também não há microrganismos no tubo digestório humano que auxiliem na digestão desse polissacarídeo.

Como se forma a celulose? Quando a planta realiza a fotossíntese, a água, o gás carbônico e a energia solar são retidos pela clorofila e produzem oxigênio e glicose. A glicose, que é um carboidrato monossacarídeo, se combina com outras moléculas de glicose formando polissacarídeos, polímeros de condensação natural.

A celulose é um polímero natural formado pela união de moléculas de β-glicose e é o principal constituinte da parede celular dos vegetais. Ouça o texto abaixo em aúdio! A celulose constitui a parede celular de todas as plantas, sendo um reforço externo das células vegetais.

Celulose: Frutas com cascas, farinha de trigo (normal e integral), farelos e oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes). Hemicelulose: Grãos de cereais, farelo de trigo, soja e centeio. Pectina: Maçã, goiaba, limão, laranja.

Após o cultivo, crescimento e colheita das florestas plantadas, a madeira é descascada e picada em pequenos pedaços, chamados cavacos. Em seguida, os cavacos são selecionados para remoção de lascas e serragens e, depois, submetidos a processos mecânicos e químicos para a produção da celulose.