São exemplos de fusão?

Perguntado por: nchaves . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa.

Alguns exemplos de fusão são: O derretimento dos cubos de gelo ao retirá-los do congelador. O ar ao seu redor aquece o gelo e o derrete. A fundição de metais pesados nas indústrias siderúrgicas.

Fusão: passagem do estado sólido para o líquido ( Ex.: transformação do gelo em água). Ela ocorre quando a substância sólida recebe energia térmica (calor), aumentando sua agitação molecular e vencendo as fortes interações atômicas, ou moleculares, existentes no estado sólido.

Solidificação Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.

Solidificação: formação do gelo, congelamento de lagos, formação de geleiras.

No processo de fusão, o material ferroso é levado ao forno e submetido a elevadas temperaturas, até que se atinja o chamado ponto de fusão. No ponto de fusão, o material é derretido, passando do seu estado sólido para o estado líquido.

O que é Fusão Fracionada - Definição
A fusão fracionada é utilizada na separação de sólidos em que os pontos de fusão são diferentes demais. Exemplo: o processo para obter enxofre em depósitos subterrâneos. Também é chamado de processo Frasch.

O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de hidrogênio em hélio, onde quatro prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia.

A fissão nuclear ocorre quando um núcleo instável desintegra-se em núcleos menores, produzindo uma reação em cadeia que libera muita energia.

Lei: sob pressão constante, a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. A fusão ou solidificação de uma substância cristalina é aquela em que aparecem, em presença uma da outra, as fases sólida e líquida. 2ª Lei: para uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão.

Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. O vapor de água presente no ar condensa ao entrar em contato com a superfície fria do copo, fazendo com que o mesmo fique todo molhado.

Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc. Ebulição: nesse caso, a passagem do estado líquido para o gasoso é causada por um aumento na temperatura, por isso é mais rápida que a anterior.

Processo de liquefação
Um exemplo prático é a liquefação da umidade do ar em torno de copos com algum líquido gelado. Quando o vapor d'água presente no ar entra em contato com a superfície do copo, ele é resfriado até o ponto em que condensa na forma de gotículas na parede do recipiente.

A fusão, que é passagem do estado sólido para o estado líquido, e a solidificação, que é a passagem do estado líquido para o estado sólido, são processos que ocorrem a uma temperatura contante.

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.