Qual foi a primeira descoberta da química?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Estudiosos dizem que a primeira experiência do homem com a química foi com o fogo (10.000 a.C.). Na Idade da Pedra, a descoberta do fogo foi fundamental para a sobrevivência do Homo Erectus.

A tabela periódica é fundamental para todo químico. Foi a forma mais eficiente de agrupar os elementos químicos conhecidos, trazendo diversas informações importantes sobre os elementos, como a massa atômica e o número atômico.

A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.

De fato, a ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos de muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle, The Sceptical Chymist (1661).

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

Hidrogênio, hélio e lítio, os elementos mais leves da tabela periódica, foram os primeiros a se formar no Universo. Evidências teóricas e observacionais apontam para a produção desses elementos nos primeiros três minutos após o Big Bang, o evento físico responsável pela criação do Universo há 13.8 bilhões de anos.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

O primeiro passo para Química como ciência ocorreu em 1662, quando Robert Boyle (considerado por alguns como o pai da Química) fez a distinção entre alquimia e Química ao publicar o livro O químico cético, em que põe fim nas teorias antigas de Aristóteles e Paracelso.

A Química é a ciência que estuda a composição, a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria. Esta pode ser definida como tudo o que ocupa espaço e tem massa e volume, sendo composta por átomos e outras partículas.

  • Oxigênio
  • Silício

Pode-se afirmar que a aventura da química começa, no Brasil, com a criação do Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro (1812-1819) cujo propósito era o desenvolvimento de pesquisas químicas com finalidade comercial.

Química é uma área da ciência natural que trata principalmente das propriedades das substâncias, as mudanças que elas sofrem, e as leis naturais que descrevem estas mudanças.

O formol foi descoberto em 1859 pelo químico russo Aleksandr Butlerov, mas apenas em 1867 essa substância foi quimicamente identificada e preparada controladamente por August Wilhelm von Hofmann, químico alemão, por meio de seus experimentos com metanol e platina.

A lei de Lavoisier é também conhecida como a lei da conservação de massas. Segundo ela, em um sistema fechado, a massa dos reagentes de uma reação química é igual à massa dos produtos. Toda a ideia da conservação de massas foi trazida por Lavoisier em seu livro Tratado elementar de Química.