São exemplos de fenômenos químicos?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Já um fenômeno químico é aquele em que a substância sofre uma mudança e devido a isso sofre alteração da sua composição química, isto é, ocorre a formação de uma ou mais novas substâncias. Por exemplo, um prego de ferro enferrujando, temos o ferro sofrendo oxidação e formando ferrugem (óxido de ferro, Fe2O3).

- Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza.

Exemplos de transformações químicas:
a queima de uma folha de papel; uma comida que estraga; um vinho que azeda; formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, que ocorreu uma reação química. Neste caso, os átomos permanecem praticamente intactos, o que ocorre é que eles são “rearranjados” em novas moléculas.

As evidências mais comuns são mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

Por exemplo, quando o ferro transforma-se em ferrugem, temos uma transformação química ou uma reação química, pois há uma mudança de substância. Por outro lado, quando não há mudança da substância, temos uma transformação física. Um exemplo disso é o gelo.

Ao final, explique que o cozimento do ovo é uma transformação química irreversível, pois o calor alterou permanentemente algumas substâncias que compõem a sua estrutura.

Principais fenômenos em química ambiental

  • Aquecimento global. O aquecimento global é um dos principais problemas da atualidade: com a liberação de gases para a atmosfera, desde as revoluções industriais, observou-se um aumento da temperatura média terrestre. ...
  • Efeito estufa. ...
  • Destruição da camada de ozônio. ...
  • Chuva ácida.

O derretimento do gelo é um exemplo de transformação física da matéria. A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química.