Quando o feijão e cozido em água com sal?

Perguntado por: afernandes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Isso porque, quando se adiciona sal ou outro tempero na água do cozimento, o feijão tende a perder sua casca, ficando sem consistência. Além disso, o grão cozido com sal pode ficar com uma textura arenosa desagradável.

(UERGS-RS) Quando o feijão é cozido em água com sal observa-se que ele murcha, pois: o grão perde água por osmose.

Vá provando, mas cerca de 1 colher (chá) de sal resolve. O jeito mais eficiente de fazer o tempero “pegar” é adicionando 1 concha do feijão, com pouco caldo, à panela do refogado. Misture amassando com a colher e junte esse feijão temperado à panela de pressão. Além de realçar o sabor, isso ajuda a engrossar o feijão.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

O processo de remolho tradicional é o mais eficiente para remover a maioria das toxinas do feijão; Ferver o feijão depois do remolho pode fazer com que ele fique menos atrativo e gostoso; A espuma não é responsável por gerar desconfortos intestinais e sim a rafinose, um açúcar presente no feijão.

Coloque o feijão na panela de pressão e encha de água com até 2/3 da sua capacidade. Adicione uma folha de louro. Cozinhe em fogo alto até começar a pegar pressão, depois diminua para o fogo mínimo e mantenha por aproximadamente 15 minutos.

Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas. Mesmo assim, o alimento ainda continua sendo bastante nutritivo.

Na hora em que abrir a panela, pegue um grão e tente amassar. Se conseguir com facilidade, está cozido. Se não, volte para cozinhar mais um pouco.

Como temperar feijão já cozido
Simplesmente frite numa frigideira o bacon ou a calabresa picados (quantidade a gosto) e, assim que soltarem a gordura, adicione uma cebola picada e deixe dourar. Depois junte o feijão cozido e escorrido, envolva e deixe por mais 5 minutos para pegar o sabor.

Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.