Porque a célula vegetal não se rompe?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água e ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular, que é permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.

No caso de uma célula vegetal, no entanto, uma solução hipotônica extracelular é ideal. A membrana plasmática só pode expandir até o limite da parede celular rígida, assim a célula não vai estourar ou sofrer lise.

Ao contrário do que se observa em células animais, as células vegetais não sofrem plasmoptise, pois possuem em envoltório semi-rígido, a membrana celulósica, que impede expansões exageradas do volume celular, evitando o rompimento da membrana plasmática.

A célula animal, assim como a célula vegetal, apresenta algumas particularidades. Essas células, diferentemente das células vegetais, não possuem parede celular, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomas. Porém apresentam lisossomos, os quais não são encontrados em células vegetais.

A célula incha, aumentando seu volume, mas a parede celular evita a ruptura. A perda de água por uma célula vegetal, que está inserida em um meio hipertônico, recebe o nome de plasmólise.

Quando as células são colocadas em uma solução hipotônica, ou seja com concentração menor que a do seu citoplasma, a água entrará na célula e esta vai ESTOURAR (HEMÓLISE).

Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula. Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.

Diferente do que ocorre na célula animal, na vegetal, quando a célula é inserida em uma solução hipotônica, a água entra normalmente na célula, porém a parede celular irá impedir que ela se rompa.

A célula vegetal apresenta algumas estruturas exclusivas, tais como parede celular celulósica e presença de cloroplastos.

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

A célula vegetal difere da célula animal, porque embora tenham várias organelas em comum (mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, entre outras), a célula vegetal possui algumas organelas específicas como os cloroplastos, que lhe permite realizar a fotossíntese.