O que é osmose e transporte passivo?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

A osmose é um tipo de transporte passivo que se caracteriza pela difusão de água através de uma membrana seletivamente permeável. Na osmose, a água se movimenta da região onde há baixa concentração de soluto para a região com maior concentração de soluto.

A osmose é um tipo de transporte passivo. O transporte passivo caracteriza-se por ser um tipo de transporte em que não há gasto de energia. O transporte passivo é o nome dado a todos os tipos de transporte de substâncias pela membrana que não levam a célula ao gasto de energia.

A osmose é a passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, até que a pressão exercida pela solução sobre a membrana impeça a passagem de solvente. Esse processo tem por finalidade equilibrar a concentração da solução.

Essa movimentação da água acontece até que as concentrações dos dois lados da membrana estejam iguais. A osmose pode ser observada no nosso dia a dia, quando, por exemplo, colocamos sal em uma salada, fazendo com que os vegetais ali presentes percam água por osmose para o meio externo (mais concentrado) e murchem.

O transporte ativo é o movimento de uma substância pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração. Ele é mediado por enzimas e requer gasto de energia. Algumas substâncias movem-se de regiões onde sua concentração é baixa para outras onde a sua concentração é maior.

Transporte passivo é a movimentação de substâncias através da membrana sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração. O transporte passivo não envolve gasto de energia. O transporte passivo é um tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que não envolve gasto de energia.

Exemplo de transporte passivo. Para compreender mais profundamente o que é o transporte passivo, podemos pensar em um exemplo do fenômeno: a respiração. Nela, inspiramos o oxigênio (O2) e exalamos o gás carbônico (CO2). Com a entrada de uma nova substância, as células pulmonares precisam encontrar o equilíbrio.

A osmose é o movimento da água através de uma membrana semipermeável de uma área de baixa concentração de soluto para uma área de alta concentração de soluto. A osmose ajuda a regular o fluxo de água para dentro e para fora das células, o que é crucial para a função delas.

Solução hipotônica, isotônica e hipertônica.

As partículas dos resíduos tóxicos presentes no sangue da pessoa passam através da membrana (processo de osmose), sendo eliminados. Já o sangue limpo volta para o corpo do paciente. Como as células sanguíneas, as proteínas e outros componentes são grandes, eles não passam pelos poros da membrana.

A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro.

O que influencia na eficiência da Osmose Reversa?

  • Pressão de operação do sistema. ...
  • Concentração da água de alimentação. ...
  • Temperatura da água de alimentação. ...
  • Efeito do pH da água de alimentação.