Como evitar a osmose?

Perguntado por: lbarros3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Para impedir que a osmose se inicie e aconteça naturalmente, é necessário aplicar uma pressão externa sobre a solução mais concentrada, impedindo a passagem do solvente para o meio mais concentrado.

A pressão osmótica é a pressão exercida sobre a solução com maior concentração para que não ocorra a osmose, ou seja, para que o solvente não atravesse a membrana semipermeável.

Existe uma pressão específica capaz de impedir a passagem de solvente entre os meios, essa pressão é denominada pressão osmótica. Essa pressão é exercida sobre a solução de maior concentração, a fim de impedir a osmose. Ou seja, para que o solvente não seja difundido através da membrana semipermeável.

O que influencia na eficiência da Osmose Reversa?

  • Pressão de operação do sistema. ...
  • Concentração da água de alimentação. ...
  • Temperatura da água de alimentação. ...
  • Efeito do pH da água de alimentação.

→ Como acontece a osmose? A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.

A osmose é um processo presente no cotidiano. São exemplos de osmose a conservação de carne no sal, a conservação de verduras em água com sal, ou a conservação de frutas em calda.

Osmose é também usado de forma coloquial, principalmente no que diz respeito aos estudos e a forma de adquirir conhecimento. Os estudantes, quando não sabem alguma matéria, dizem que gostariam de aprender por osmose, ou seja, sem gastar muita energia e nem precisar de estudar.

A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Na presença de sal, o meio externo fica com maior quantidade de soluto, ou seja, torna-se hipertônico. A água então sai das células do vegetal por osmose na tentativa de deixar o meio interno e externo com a mesma quantidade de soluto e solvente.

Isso ocorre porque a salada foi temperada anteriormente. Quando a salada recebe o sal ou o molho ela começa a sofrer o processo de osmose, onde ela libera o líquido de dentro das suas folhas para fora, fazendo com que o seu aspecto se torne murcho.

Solução isotônica, hipertônica e hipotônica.

Por fim, o efeito osmótico, que consiste na variação da pressão osmótica entre duas soluções separadas entre si por uma membrana semipermeável (m.s.p.) ou de uma solução com o solvente puro. Em resumo, a pressão osmótica é aquela pressão exercida pelo solvente contra a m.s.p. para que ocorra a osmose.

Por exemplo, se você colocar uma célula qualquer em água pura, com certeza ela ficará mais cheia. Isso acontece porque a concentração de água é maior fora da célula, então ela trabalha para manter o equilíbrio e dá passagem à água do meio externo. Agora, se a água estiver misturada com açúcar, a célula ficará menor.