É um produto químico?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O que é um Produto químico? Um produto que consiste em uma ou mais substâncias ou compostos químicos. Sua função é em grande parte determinada por sua composição química. Exemplos típicos são colas, tintas, tintas, desinfetantes, biocidas, plastificantes, silicone, fogos de artifício, óleos lubrificantes, etc.

Produtos Químicos são produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos de substâncias puras, compostas e misturas. Podem ser naturais ou sintéticos. Produtos naturais: São obtidos de produtos encontrados na natureza.

A classificação de produtos químicos
Os produtos químicos são classificados por meio da identificação dos riscos que eles oferecem.

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

Identificação do produto: Ela se apresenta pelo nome comercial e nome técnico do produto, conforme a FISPQ. É necessário conter o telefone de emergência do fornecedor para dar suporte, indicando informações à saúde, incluindo informações toxicológicas, de segurança e meio ambiente.

De acordo com o CNPQ, os ramos da Química se dividem em: química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica.

São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica).

Líquidos como acetaldeído, éter etílico, dimetílico e de petróleo, óxido de etileno, propano, acetona, etanol, isopropanol, ciclo-hexano, acetonitrila, benzeno, etc são altamente inflamáveis.

A NR-26 estabelece que o treinamento deve garantir que os trabalhadores conheçam os perigos, os riscos, as medidas preventivas para o uso seguro e os procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico.

Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral.

Os produtos químicos de limpeza são soluções formadas por diversos compostos químicos, que reagem com as sujeiras a serem removidas, para proporcionar ações com diferentes finalidades, como: remover sujeira, desinfetar, desengordurar, entre outras funções.

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo ...

Um produto perigoso é aquele que em razão de suas características representa algum tipo de risco ao meio ambiente, à saúde humana e às instituições privadas ou públicas. E quando atinge o meio ambiente causa sérios danos, podendo se tornar emergências ambientais.

Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.

«Substâncias perigosas» são geralmente produtos químicos ou metais que, devido às suas propriedades físicas, se tornam imediatamente perigosas e podem conduzir a lesões graves ou à morte, por uma série de motivos.