Tem química no celular?

Perguntado por: iveloso3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos 118 elementos químicos presentes na tabela periódica, o celular contém 43 deles, como o mercúrio, o cádmio e o chumbo, que são metais tóxicos (descubra os componentes tóxicos presentes nos aparelhos eletrônicos e os riscos que eles trazem à saúde).

No microfone e em algumas ligações elétricas, é encontrada certa quantidade de Níquel (Ni). Os elementos como o Praseodímio (Pr), Neodímio (Nd) e o Gadolínio (Gd) são usados nos pequenos imãs dos alto-falantes.

Dentro da célula
Uma célula é constituída por um núcleo e citoplasma, encontrando‑se dentro de uma membrana celular, que regula as ações no interior e no exterior. O núcleo contém os cromossomos, que compõem o material genético da célula, bem como um nucléolo, que produz os ribossomos.

Saiba quais são os elementos químicos presentes nos equipamentos eletrônicos

  • Al - Alumínio. ...
  • As - Arsênio. ...
  • Se – Selênio. ...
  • Hg – Mercúrio. ...
  • Be – Berílio. ...
  • Cd - Cádmio. ...
  • Pb - Chumbo.

A pesquisa apontou a presença de componentes tóxicos nos celulares. Substâncias como chumbo, bromo, cloro, mercúrio e cádmio podem poluir o aparelho por toda a sua vida útil. As emissões durante a produção também são um problema.

Interação entre moléculas de água. As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

Proteínas (10 a 15 %) → desempenhando função enzimática, imunitária (anticorpos) e endócrina (hormônios); Carboidratos (1%) → substâncias com potencial energético (amido e glicogênio) e estrutural (celulose, quitina, ácido hialurônico); Lipídios (2 a 3%) → glicerídeos, ceras, esteróides e carotenóides.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos 118 elementos químicos presentes na tabela periódica, o celular contém 43 deles, como o mercúrio, o cádmio e o chumbo, que são metais tóxicos (descubra os componentes tóxicos presentes nos aparelhos eletrônicos e os riscos que eles trazem à saúde).

O celular emite uma radiação eletromagnética a partir da antena acoplada ao aparelho (que atualmente não é visível, mas faz parte de seu mecanismo interno).

Muitos aparelhos podem durar mais do que são usados, as marcas que garantem maior durabilidade possuem os sistemas: Android com uma média de 3 anos e IOS com uma média de 5 anos de vida. Quanto maior o tempo que os sistemas recebem atualizações, mais tempo você terá para usar os aplicativos que mais gosta.

A grande maioria dos elementos químicos não é encontrada isolada na natureza, mas somente na forma de seus compostos. Os únicos elementos que são encontrados na forma livre são os gases nobres (família 18 da Tabela Periódica).

Dentre os diversos recursos extraídos do meio ambiente para a produção de um smartphone, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.760 l de água e 16 kg de emissões de carbono.

Os mais comuns são: Estafilococos (Staphylococcus), estreptococos (Streptococcus) e Micrococcus, que são os microorganismos mais comuns encontrados na nossa pele, na cavidade oral, nos nossos pulmões; é aí que vem o maior grau de contaminação do nosso celular, informa a infectologista.

Chumbo

Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático. Cobre – causa intoxicações; afeta o fígado.