O que é o processo de liquefação?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

Processo de liquefação
Um exemplo prático é a liquefação da umidade do ar em torno de copos com algum líquido gelado. Quando o vapor d'água presente no ar entra em contato com a superfície do copo, ele é resfriado até o ponto em que condensa na forma de gotículas na parede do recipiente.

Na liquefação, um material que é rígido passa a se comportar como fluido. Ela ocorre quando o fluxo de água presente nesse material exerce uma força que anula o peso e a aderência de suas partículas, fazendo com que elas fiquem soltas.

Liquefação Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplo podemos citar: a geada e o orvalho das plantas.

Liquefação fracionada é o método utilizado para separar os componentes do ar atmosférico, por exemplo, mas é dependente de uma destilação fracionada. Liquefação fracionada é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente para misturas homogêneas que apresentem todos os seus componentes no estado gasoso.

Sobre as propriedades da água nos referidos estados físicos e sobre os processos de mudança de estado físico pode-se afirmar que: a) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão. b) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se liquefação.

Outro termo sinônimo de condensação é a liquefação. Falamos de liquefação quando nos referirmos a transformação física de um gás para o estado líquido, e quando estamos falando de vapor d'água utilizamos o termo condensação.

A liquefação se dá quando a estrutura do solo se rompe devido alguma carga que foi rapidamente aplicada. As partículas fracamente compactadas tendem a se mover para uma configuração mais densa (menor quantidade de poros).

A condensação, também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização, ou seja, é a passagem do estado gasoso para o estado líquido e essa mudança de estado físico acontece quando o vapor é resfriado, ou seja, quando retiramos calor de uma determinada massa de vapor.

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.