Quais são as principais características do estado sólido?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos".

Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

No estado sólido, as partículas se encontram aglomeradas, condensadas, fortemente unidas, dando a forma ao objeto ou ao corpo. Como exemplo de estado sólido temos a cadeira, a mesa, o lápis, o ferro, um toco de madeira, dentre vários outros. O gelo é a água em estado sólido.

Estado Sólido No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura. Estado Gasoso No estado gasoso, as partículas de água encontram-se afastadas umas das outras e, por isso, não possui uma forma definida.

O estado gasoso é caracterizado por ter baixa densidade e viscosidade, alta compressibilidade e transparência ótica, completa falta de rigidez, grande capacidade de expansão, podendo ocupar qualquer volume ao seu dispor e formar misturas molecularmente homogéneas com outros gases.

Por definição, uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).

O estado físico da matéria pode ser SÓLIDO, LIQUIDO ou GASOSO. No estado sólido, a matéria tem forma e volume definidos. No estado líquido, a matéria não tem forma própria, mas o volume permanece constante.

As moléculas de um material em estado sólido conectam-se com uma força suficiente que resulta em formato e volume definidos. Nesse estado temos pouca energia cinética entre as partículas e, ainda que exista uma pequena movimentação entre elas, não é possível visualizá-la macroscopicamente (a olho nu).

Os corpos sólidos, por outro lado, são aqueles que mantêm a forma e o volume constantes devido à grande coesão das suas moléculas. A fase sólida é um dos quatro estados de agregação da matéria, bem como o líquido, o gasoso e o plasmático.

Comentários: em regra, no estado sólido o volume é constante, logo as moléculas estão ordenadas. Como na fase líquida e gasosa as partículas formam um volume variável, podemos concluir que a distância intermolecular entre elas é desordenadas.

Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo.

No estado sólido, a água tem forma regular. Isso acontece quando ela entra em contato uma menor temperatura e, assim, ela se solidifica. Encontramos esse estado da água no gelo, no iceberg, na neve e no granizo.

Sólido: a água no estado sólido pode ser observada, por exemplo, nos polos, no pico das montanhas e nos icebergs. Nesse caso, as moléculas de água estão bem próximas umas das outras, e a substância adquire forma e volume bem definidos.