O que é ozônio?
O ozônio ou ozono ou ozónio, conhecido como trioxigênio ou trioxigénio segundo a nomenclatura da IUPAC, é um alótropo triatômico do oxigênio muito menos estável que o diatômico O₂. É uma molécula composta por três átomos de oxigênio.
O que é o ozônio é para que serve
O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio, com importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de fortalecer o sistema imunológico.
O que é feito o ozônio
O ozônio é gerado quando uma molécula de gás oxigênio recebe uma descarga elétrica ou radiação ultravioleta, provocando a separação dos dois átomos de oxigênio. Cada átomo liga-se com outra molécula de oxigênio, passando de O2 para O3.
Qual o efeito do ozônio no corpo humano
Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade. Estudos relatam que em humanos, o ozônio tem efeitos nos olhos, pele, sistema imunológico e causa danos no DNA. Vários estudos sobre o efeito do ozônio no sistema respiratório, foram realizados.
Onde se encontra o ozônio
O que é o ozônio e onde se encontra? É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Para quem é indicado o ozônio
A ozonioterapia pode ser usada para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como asma, bronquite ou DPOC, por exemplo, pois promove a entrada de maior quantidade de oxigênio no sangue e nos tecidos corporais, reduzindo o estresse nos pulmões e ajudando a aliviar os sintomas como falta de ar, por exemplo.
Quais doenças podem ser tratadas com ozônio
Sem nenhuma comprovação científica, acredita-se que a ozonioterapia poderia ajudar as seguintes doenças e condições:
- Asma, bronquite e problemas respiratórios;
- Câncer;
- HIV;
- Hérnia de disco e problemas na coluna;
- Esclerose múltipla;
- Infertilidade;
- Complicações do diabetes.
Por que o ozônio é tóxico
O ozônio tem alto poder oxidativo e, por isso, é muito tóxico às plantas, podendo causar danos consideráveis às espécies vegetais nativas e culturas agrícolas.
Quando o ozônio pode ser prejudicial
A inalação de ozônio pode ser prejudicial para pessoas com asma, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com certas condições genéticas. Pessoas com menor ingestão de nutrientes e trabalhadores ao ar livre se enquadram na mesma categoria.
Onde o ozônio é utilizado
Portanto, de acordo com pesquisas, o ozônio pode ser utilizado na desinfecção de utensílios, como galões de água, na água para desinfecção por meio da oxidação de compostos orgânicos e inorgânicos.
Quais os riscos da aplicação de ozônio
“A inalação de ozônio pode causar irritação dos pulmões e resultar num edema pulmonar”, acrescenta a agência regulatória americana.
Como consumir ozônio
Ao contrário da água oxigenada, a água ozonizada pode ser bebida sem problemas. Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser aproveitado de forma benéfica, embora possa ser tóxico quando se encontra no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.
Quanto tempo dura ozônio no corpo
Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido.
Quem produz ozônio
Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).