Qual é a principal fusão?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 15 de julho de 2023
4 / 5 11 votos

O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de hidrogênio em hélio, onde quatro prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia.

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos leves se combinam, formando um único elemento mais pesado, liberando grandes quantidades de energia; Na fissão nuclear, a energia é gerada através da divisão de um núcleo pesado e instável em dois núcleos mais leves; Uma vantagem da fusão está nos resíduos radioativos.

A fusão nas estrelas se dá no seu centro, em altas temperaturas. No Sol ela ocorre principalmente na fusão dos isótopos de hidrogênio para a formação de isótopos de hélio. Normalmente essas reações ocorrem entre o hidrogênio e seus isótopos.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio.

Um exemplo disso seria dois núcleos de hidrogênio (11H) se fundindo e formando um núcleo de hélio (42He), processo que deu origem ao Sol. A fusão pode liberar muito mais energia do que a fissão, porém a temperatura para que ela ocorra deve ser tão elevada que é necessária a fissão nuclear para atingi-la.

A fissão nuclear consiste na divisão do núcleo dos átomos. Por exemplo, ao ser atingido por um nêutron (n), o átomo de urânio (U) pode se romper e gerar átomos de bário (Ba) e criptônio (Kr) e mais três nêutrons (n).

Fusão: passagem do estado sólido para o líquido ( Ex.: transformação do gelo em água). Ela ocorre quando a substância sólida recebe energia térmica (calor), aumentando sua agitação molecular e vencendo as fortes interações atômicas, ou moleculares, existentes no estado sólido.

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos atômicos unem-se para formar um núcleo mais pesado, liberando uma quantidade colossal de energia.

Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.

O que é Fusão:
Para que haja a transformação de uma substância no estado sólido para o líquido, a partir da ação do calor, esta precisa atingir o seu ponto de fusão, ou seja, a temperatura ideal que permite a mudança entre os estados físicos.

Lei: sob pressão constante, a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. A fusão ou solidificação de uma substância cristalina é aquela em que aparecem, em presença uma da outra, as fases sólida e líquida. 2ª Lei: para uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão.

A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.