O que é destilação?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 20 votos

A destilação é uma técnica de separação de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando, uma mistura líquida a destilação pode ser um método para separá-las. Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas.

A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Existem dois tipos desse processo: a destilação simples e a destilação fracionada.

Exemplos de destilação simples
Um exemplo, é a dessalinização da água do mar. Por meio desse processo, é possível separar a água dos sais presentes no mar e, obter água potável. A separação de cloreto de sódio e água também é realizada por meio da destilação simples, uma vez que a água é mais volátil que o sal.

Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.

Destilação simples é um método de separação de misturas homogêneas que separa o sólido dissolvido em um líquido. Destilação simples é um método utilizado para separar os componentes de uma mistura homogênea (apresenta uma única fase) formada por um componente sólido dissolvido em um líquido.

A destilação é um processo que separa uma mistura de modo a obter duas ou mais substâncias. Na destilação simples, são separadas misturas do tipo sólido-líquidas. O primeiro passo para isto é inserir a mistura dentro do balão de destilação e, na sequência, aquecê-lo usando uma tela de amianto e um bico de Bunsen.

A destilação fracionada é usada em processos industriais importantes, como na produção de bebidas alcoólicas destiladas, no refino do petróleo para a obtenção de seus derivados, na obtenção da cafeína e na obtenção dos principais componentes do ar.

O termo destilação corresponde à separação das substâncias voláteis presentes no vinho, inicialmente transformadas em vapor e depois condensadas. A operação é conseguida através do calor, necessário para evaporar, e do frio para condensar.

Destilação: Estando o etanol misturado ao vinho fermentado, o próximo passo é separá-lo da mistura. Nesse processo, o líquido é colocado em colunas de destilação, nas quais ele é aquecido até se evaporar. Na evaporação, seguida da condensação (transformação em líquido), é separado o vinho do etanol.

Quais são os tipos de destilação?

  • Destilação simples.
  • Destilação fracionada.
  • Destilação por arraste de vapor.
  • Destilação a Vácuo (pressão reduzida)

Destilação é o processo de separação de um líquido de um sólido {ou outro líquido) por evaporação do líquido em um recipiente e posterior condensação, em outro recipiente, do vapor resultante. O processo de destilação é muito usado a nível industrial.

A técnica é muito simples e efetiva. Congela-se o leite e, uma vez congelado, coloca-se o bloco de leite dentro de um recipiente com um furo, através do qual os líquidos que derretem primeiro escorrem e se separam da fase sólida.

O conjunto de destilação é construído de cobre pois apresenta inúmeras vantagens como resistência a corrosão, boa condução de calor, alem de reagir com alguns componentes do vinho e atuar como catalisador, em reações altamente favoráveis as características sensoriais da bebida.

É um método de separação utilizado para separar um líquido que está dissolvido em outro (mistura homogênea formada por líquidos miscíveis).