O que significa a geração P?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P. Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

Nestes cruzamentos, os progenitores puros são denominados geração parental (P) e as gerações subsequentes, geração F (filial), sendo os descendentes diretos da geração parental a primeira geração filial (F1), que por sua vez produz a geração segunda geração filial (F2) e assim por diante.

A primeira geração resultante desse cruzamento (geração parental ou P) ele cruzou entre si, obtendo a geração F1 (primeira geração híbrida), com todos os descendentes de sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, porque descendiam de pais com características diferentes (semente amarela e verde).

Na geração P, um genitor tem fenótipo dominante amarelo e genótipo YY, e o outro genitor tem o fenótipo recessivo verde e o genótipo yy.

Assim temos que os Parentais P ervilhas eram totalmente puras amarela, sendo homozigotas recessivas e dominantes, no F1 as ervilhas continuam amarelas sendo agora heterozigotas, e no F2 as ervilhas são 3/4 são amarelas e 1/4 verdes.

A letra “G”, ao lado do número, é um dos questionamentos mais frequentes. Ela indica a abreviação da palavra Generation, ou Geração em português. O algarismo 5, por sua vez, representa a atual fase de uma internet que deu seus primeiros passos na década de 1980.

Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P. Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Essas denominações são aplicadas a resultados de acasalamentos, sendo os números 1 e 2 indicadores da geração: filhos da 1ª geração, são chamados de F1, da segunda, F2.

Já a geração Y é composta por indivíduos que nasceram entre 1985 e 1999. Por fim, temos a geração Z com os nascidos a partir de 2000 e a Alfa, nascidos pós 2010. Mas, mais do que uma classificação cronológica, as gerações são determinadas a partir do comportamento das pessoas que nasceram no mesmo período.

Para Mendel, uma linhagem era considerada pura quando, após seis gerações, os organismos ainda apresentavam as mesmas características. Essas plantas puras foram chamadas de geração parental (representada pela letra P).

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

F1 significa Filhos da 1ª geração. Emprega-se em melhoramento genético para designar os produtos da primeira geração do acasalamento entre animais de duas raças diferentes. Ou seja são animais conhecidos comercialmente como “meio sangue” ou animais de “cruzamento industrial”.

A geração F2 é constituída pela seguinte proporção fenotípica: 9 amarelas e lisas, 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura.

Isso porque advém de um gene do pai e outro da mãe. Nos estudos genéticos os genes são classificados como genes dominantes e recessivos em razão da manifestação ou ausência dos caracteres hereditários.