Como o ambiente pode influenciar no fenótipo?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos.

Basicamente, o fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo, embora não exclusivamente. Outros fatores como alterações epigenéticas, por exemplo, podem influenciar em como o genótipo levará à manifestação de um determinado fenótipo.

O genótipo é a constituição genética total de um organismo, ou seja, é a sequência de nucleotídeos do DNA. Já o fenótipo é a expressão de uma característica, que depende do genótipo e do ambiente, que são as circunstâncias ao redor de um organismo ou grupo de organismos e que afetam o seu crescimento e desenvolvimento.

Certas situações do meio ambiente influenciam essas mudanças e isso pode passar de geração em geração. Se você toma muito sol, por exemplo, sua pele fica mais escura. Mas isso pode, no final das contas, afetar os gametas (células sexuais) e causar falhas no DNA de transmissão hereditária.

De acordo com a professora, estimativas revelam que a genética seja responsável por cerca de 30% do envelhecimento saudável e o ambiente determine os outros 70%.

A interação entre fatores ambientais (seja o estilo de vida, seja a exposição em locais de trabalho ou no ambiente geral) e genéticos pode influenciar distintamente cada pessoa na ocorrência de doenças e seus riscos.

Ou seja, seu fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo (seus genes), mas ele também pode ser alterado por fatores ambientais e estilo de vida.

O genótipo é a constituição genética total de um organismo, ou seja, é a sequência de nucleotídeos do DNA. Já o fenótipo é a expressão de uma característica, que depende do genótipo e do ambiente, que são as circunstâncias ao redor de um organismo ou grupo de organismos e que afetam o seu crescimento e desenvolvimento.

A interação genótipo x ambiente (GxA) é a mudança relativa no desempenho de um mesmo genótipo quando exposto a diferentes ambientes.

Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.

O ambiente afeta o comportamento, assim como o comportamento afeta o ambiente. Essa é uma das principais proposições da psicologia ambiental, área que estuda a inter-relação entre o comportamento humano e o ambiente que o circunda, seja ele construído ou natural.

Existem diversos fatores que influenciam no desenvolvimento das pessoas e um deles é o ambiente em que elas estão inseridas. Desde a transmissão de emoções, aprimoramento de atividades ou até mesmo relacionamento interpessoal, o ambiente é fundamental e tem grande influência no aprendizado de crianças e adolescentes.

Quando as crianças adotadas são mais semelhantes aos seus pais e irmãos biológicos quanto a um traço particular (como a obesidade), vemos a influência da hereditariedade. Quando se parecem mais com suas famílias adotivas, vemos a influência do ambiente.

A importância do meio ambiente está atrelada ao seu papel enquanto fornecedor dos principais elementos necessários para a formação e continuação da vida no planeta. Nesse sentido, destaca-se que elementos básicos para a sobrevivência humana, como o ar e a água, são componentes do meio ambiente.

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas e, alguns, comportamentos. Dessa maneira, o fenótipo é a aparência do indivíduo, na qual a maioria dos elementos são visíveis. Ele é o resultado da expressão dos genes e a interação do organismo com o meio em que vive.