O que são unidades de uso?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

As Unidades de Uso Sustentável são áreas do território brasileiro em que devem haver a preservação ambiental aliada à exploração sustentável dos recursos naturais, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Já as Unidades de Uso Sustentável tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

O grupo das unidades de uso sustentável é composto pelas categorias de: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável e; Reserva Particular do Patrimônio Natural.

As Unidades de Conservação de Uso Sustentável podem ser de sete tipos, são eles: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral: Estações Ecológicas (Esec), Reservas Biológicas (Rebio), Parques (nacionais, estaduais e municipais), Monumentos Naturais (Monat) e Refúgios de Vida Silvestre (RVS). As unidades de conservação de uso sustentável admitem a presença de moradores.

O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: I - Estação Ecológica; II - Reserva Biológica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refúgio de Vida Silvestre.

As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental.

As unidades de conservação (UC) são áreas com características naturais relevantes, instituídas pelo poder público, que têm entre suas finalidades a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ambientes naturais.

Exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável.

São unidades de conservação destinadas à preservação integral dos ecossistemas e outros elementos naturais, que estão dentro de seus limites. São de posse e domínio públicos. Exemplos de reservas biológicas: - Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos (Amazonas).

Estas unidades caracterizam-se por apresentarem espécies raras da fauna e flora regional, além de paisagens de grande beleza natural e valor ecológico. São constituídas por terras públicas ou privadas. Seu objetivo principal é fazer a manutenção dos ecossistemas para as futuras gerações locais.

Qual é o tipo de unidade de conservação mais presente no Brasil?

Número total de Unidades por Categoria
CategoriaSub-total%
FLORESTA NACIONAL7310,03
PARQUE NACIONAL669,07
REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE30,41

As Unidades de Proteção Integral se dividem, ainda, pelas seguintes categorias de unidade de conservação:

  • 2.1. Estação Ecológica. ...
  • 2.2. Reserva Biológica. ...
  • 2.3. Parque Nacional. ...
  • 2.4. Monumento Natural. ...
  • 2.5. Refúgio de Vida Silvestre.

As unidades de conservação de uso sustentável admitem a presença de moradores. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.

Conheça as principais unidades de conservação no Brasil

  • Reserva Biológica Pantanal Arenoso. Foto: windowsonthewild.
  • Refúgio da Vida Silvestre – Mata dos Muriquis. Foto: ultimosegundo.
  • Área de Proteção – Triunfo do Xingu. Foto: revistaepoca.
  • Reserva Extrativista Chico Mendes. Foto: revistaamazonia.

As UC são criadas por ato do poder público (federal, estadual ou municipal) após a realização de estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.