Quais são os tipos de fungos mais conhecidos?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Os fungos são classificados no domínio Eukarya e reino Fungi, sendo reconhecidos atualmente cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, ascomicetos e basidiomicetos. Reproduzem-se, principalmente, por meio de esporos.

Abaixo, listamos alguns dos mais perigosos fungos do mundo – que não inclui o famigerado Cordyceps, de The Last of Us.

  1. Mucorales. ...
  2. Candida auris. ...
  3. Aspergillus. ...
  4. Sporothrix. ...
  5. Fusarium.

Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos. Na biologia, eles fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos: quitridiomicetos, ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e os deuteromicetos.

Existem cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos, embora apenas cerca de 100 mil esteja devidamente catalogada.

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.

Mofos: São espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica. Tem a capacidade de decompor a matéria orgânica. leveduras: são fungos unicelurares, por terem essa característica, crescem e se reproduzem mais rapidamente.

Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.

Alguns fungos produzem compostos capazes de matar bactérias (substâncias bactericidas). A partir destas substâncias são fabricados antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do gênero Streptococcus.