Qual é o tamanho de um fungo?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A maioria dos fungos desenvolve-se como hifas que, como explicamos, são as estruturas filamentosas e cilíndricas. Seu tamanho pode variar de dois a 20 micra, até 100 micra de comprimento.

Apesar de sua forma séssil e sua aparência com algumas plantas, esses seres diferem-se bastante do Reino Vegetal. Todos os fungos são heterotróficos, ou seja, diferentemente das plantas, não são capazes de produzir seu próprio alimento, nutrindo-se por absorção.

Os fungos são normalmente classificados em quatro grupos:

  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Basidiomycota (inclui cogumelos comestíveis como o champignon e os decompositores como os orelhas-de-pau).

Os fungos são organismos eucariontes, heterotróficos e unicelulares ou pluricelulares. A principal substância de reserva dos fungos é o glicogênio. Em relação à estrutura corporal, as formas mais comuns são as células isoladas e os filamentos multicelulares. A maioria dos fungos se reproduz por meio de esporos.

A maioria dos fungos apresenta hifas septadas, ou seja, que são divididas pelos chamados septos. Os septos são paredes transversais perfuradas por um poro que permite a comunicação entre as células, garantindo a passagem até mesmo de organelas celulares.

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Elas surgiram quando as plantas migraram do ambiente aquático para o terrestre. “Dentro da raiz, o fungo cresce no córtex, por entre as paredes celulares ou por dentro das células, sem ocasionar lesão na membrana plasmática dessas células”, explica a professora.

Os fungos são úteis, porque: Ajudam no crescimento de pães e bolos, agindo como fermento; Fazem parte da fabricação de remédios; Ajudam na decomposição de restos de plantas e animais; Contribuem no processo de fabricação de bebidas.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Organismo vegetal composto por 47 mil clones de árvore interconectados por uma única raiz ocupa uma área gigantesca de 42 hectares, que equivale a 60 campos de futebol. O que lembra uma floresta de árvores individuais é, na verdade, o maior organismo vivo da Terra.