Quais tipos de fungos fazem mal à saúde?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Abaixo, listamos alguns dos mais perigosos fungos do mundo – que não inclui o famigerado Cordyceps, de The Last of Us.

  1. Mucorales. ...
  2. Candida auris. ...
  3. Aspergillus. ...
  4. Sporothrix. ...
  5. Fusarium.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Cerca de 300 espécies apenas podem causar doenças em seres humanos. Quando entramos contato com os fungos, nosso corpo pode ser capaz de eliminar esse microrganismo. Porém, dependendo do tipo de fungo e da nossa resposta imunitária, uma doença pode se estabelecer.

No homem e animais, os fungos podem causar micoses, que são doenças que podem ocorrer na pele, pelo, unhas ou cascos, mas também doenças mais profundas e às vezes disseminadas.

Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos. As infecções por C. auris têm surgido em todo o mundo, muitas vezes com alta morbidade e mortalidade associadas.

Os fungos são normalmente classificados em quatro grupos:

  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Basidiomycota (inclui cogumelos comestíveis como o champignon e os decompositores como os orelhas-de-pau).

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

O gênero Candida é, sem dúvida, o mais importante, mas existem outras le- veduras no ambiente hospitalar, tanto em vegetais, ar atmosférico e água quanto na pele e no trato gastrointestinal dos pacientes e funcionários, que podem causar quadros infecciosos.